Formado por deputados estaduais de nove estados, o Parlamento Amazônico busca soluções para problemas vivenciados na região, com alternativas que aliem desenvolvimento sustentável e crescimento econômico. A VI Reunião Ampliada acontecerá na próxima quarta-feira (23), na Assembleia Legislativa (ALE), a partir das 9h, em Porto Velho.
Os temas que serão discutidos neste encontro será a importância da reconstrução da BR 319, o desenvolvimento regional através da Suframa e a geração de energia e bandeiras tarifárias.
O presidente da ALE de Rondônia, deputado Maurão de Carvalho (PMDB) ressaltou a importância dos encontros que tem ocorrido a cada mês em um Estado diferente e “quando se discute os problemas que afligem a todos os amazônidas”, explicou.
O cronograma das atividades para o evento será grande. Às 9h será realizada a solenidade de abertura que terá em sequência a palestra sob o tema “O Desenvolvimento da Amazônia com a Reconstrução da BR 319”.
Entre os debatedores do primeiro painel, o deputado Léo Moraes (PTB), vice-presidente do Parlamento Amazônico, os senadores Valdir Raupp (PMDB-RO) e Acir Gurgacz (PDT-RO), e a deputada federal Marinha Raupp (PMDB-RO).
Também será conferencista o presidente da Idaron, José Alfredo Volpi; o representante da Associação Comercial e Empresarial de Porto Velho, Augusto Pellúcio; o representante da Fecomércio/Manaus, José Roberto Padros; o representante da Associação Comercial e Empresarial de Humaitá, Juan Amâncio Silva; o comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, general Costa Neves; o professor Aleks Palitot; o superintendente regional do Dnit, Sérgio Augusto Mamanny; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Alvarez Simões; o representante da Faperon, Helio Dias de Souza e o presidente da Fiero, Marcelo Thomé.
Às 14h, será realizada visita às obras de construção do novo prédio que abrigará a Assembleia Legislativa.
A partir das 15h o tema da palestra será “As Fronteiras do Desenvolvimento Regional através da Suframa”, com Rebeca Martins, superintendente da Suframa da Zona Franca de Manaus e Eronildo Bezerra, secretário nacional de Ciência e Tecnologia.
Finalizando o evento, o tema será a “Geração de Energia e a Bandeira Tarifária”, com a participação do diretor de ciência e tecnologia, Jorge Luiz da Silva; Edison Rigoli Gonçalves, presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado de Rondônia (Senge); Luiz Marcelo Reis Carvalho, presidente da Eletrobras; Genivaldo G. de Campos, 2º vice-presidente da Facer e José Lúcio de Almeida Goes, diretor institucional da Hidrelétrica de Jirau.
A partir das 20h os participantes do evento serão recepcionados em um jantar que encerrará as atividades da VI Reunião Ampliada do Parlamento Amazônico.
Fonte:Decom