Coluna Opinião de Primeira, Por Sérgio Pires – O PMDB vai romper com o governo e dois dos principais nomes da política rondoniense vão seguir as orientações do partido, votando pelo impeachment da Presidente. Tanto o senador Valdir Raupp quanto a deputada Marinha Raupp, apesar de terem tido tratamento VIP do governo petista, com liberação de muitos recursos para obras no Estado, a pedido deles, tomarão a decisão partidária. Ivo Cassol também vai votar pelo impeachment. Já avisou isso, numa reunião do Senado, quando o petista Humberto Costa tentou brecar o andamento do projeto da pílula contra o câncer, defendido com unhas e dentes por Cassol. No Senado, Dilma só tem um voto a seu favor, entre o trio de Rondônia: o do pedetista Acir Gurgacz. Na Câmara, há unanimidade. Além de Marinha, todos os demais sete deputados vão votar pela cassação da Presidente: Lindomar Garçon, Luiz Cláudio, Lúcio Mosquini (o primeiro a abrir seu voto, na bancada federal); Nilton Capixaba; Expedito Neto, Marcos Rogério e a tucana Mariana Carvalho. A representação de Rondônia vai seguir o grito das ruas, já que a grande maioria dos brasileiros quer ver a sua Presidente pelas costas.
Qual o problema, então? Por justiça, tem que se reconhecer que os governos do PT (Lula nos dois mandatos e Dilma no primeiro), deram ao Estado um tratamento diferenciado. Rondônia nunca cresceu tanto e nem recebeu tantos investimentos federais como nesses últimos anos. Usinas, estradas, pontes, transposição que começa, escolas técnicas, melhorias na saúde, enfim, em todas as áreas, tivemos o apoio dos governos petistas. A questão é que não se aguenta mais o que está acontecendo no país, com a incompetência do governo e a corrupção desenfreada. Mas, se dependesse só do que fizeram por Rondônia, Lula e dona Dilma mereceriam homenagens e não serem defenestrados…
VAI PARA O GUINESS?
Um pouco mais que um”puxadinho”! A reforma do prédio do INSS, localizado na rótula da Jorge Teixeira com Migrantes, na Capital, começou em 2009. Há sete anos, portanto. Deveria estar concluída em seis meses, no máximo. Era o que aconteceria em qualquer país sério, onde o gestor que não cumprisse o cronograma seria demitido e receberia punições. Mas aqui é Brasil, ora! Então, sete anos depois, a reforminha do INNS caminha para bater um recorde. Talvez entre para o Guiness como a reforma mais demorada da história. Agora dizem que fica pronta em junho. Só não disseram de que ano…
OAB APÓIA
O presidente da Subseção de Rondônia, Andrey Cavalcanti, será um dos rondonienses presentes ao ato em que, nesta segunda-feira, a OAB nacional vai aderir à campanha pelo impeachment da Presidente Dilma Rousseff. Aqui no Estado, a decisão foi quase unânime. Houve apenas dois votos contrários e uma abstenção, mas a grande maioria dos membros da OAB votou pelo apoio à saída de de Dona Dilma. Uma entidade histórica, sempre presente nos grandes acontecimentos nacionais, a OAB só recentemente deixou de ser um braço político do PT para se tornar soberana novamente.
CHICO DITADOR
Chico Buarque de Holanda é um gênio. Provavelmente, o maior poeta brasileiro vivo. Algumas de suas inúmeras músicas estão entre as mais belas da nossa história. Mas Chico é riquinho de esquerda. Na época da ditadura militar, vivia vociferando (com razão!) contra a censura. Agora, quando cedeu suas músicas para uma peça teatral em São Paulo, mostrou sua verdadeira face também ditatorial. O ator principal da peça improvisou no meio do texto, criticando Lula e pedindo o impeachment de Dilma. Bastou para o censor Chico Buarque proibir que suas músicas fossem tocadas na peça. Nada como um dia depois do outro.
EXPLORANDO OS POBRES
Atenção, Prefeitura! Atenção Semtran! Alguns mototaxistas estão explorando a população. São poucos, mas têm que ser identificados, multados e, se continuarem com o assalto ao bolso dos pobres, têm que ter sua autorização de atender o povo cassada. Alguns deles ficam de olho quando aconteceu algum problema com os ônibus do novo Consórcio do transporte coletivo, o que tem acontecido seguidamente. Daí, cobram até 25 reais por uma corrida de poucos quilômetros. Um acinte. Cadê a fiscalização da Semtran, que deixa esses malandros soltos pela cidade?
FORA DO AR
A gritaria é grande, os protestos são diários. Mas até agora, pouco têm adiantado. As companhias aéreas continuam tratando Rondônia e a região norte como áreas de terceira classe. A qualquer sinal de crise, cortam voos para cá, ignorando os milhares e milhares de brasileiros que precisam voar para negócios, passeios, tratamento de saúde. Agora é a Gol que nos tira mais dois voos com saída de Porto Velho. Um para Rio Branco e outro para Manaus. São voos que sempre têm boa lotação, mas mesmo assim, foram cortados. Na Assembleia e na Câmara Federal, representantes rondonienses protestaram. Não adiantou nada, até agora…
PERGUNTINHA
Porque será que os quase nove mil artistas e intelectuais que assinaram moção de apoio à Presidente Dilma, jamais o fizeram para pedir a punição dos corruptos que tomaram conta do Brasil?
Leia o Blog: www.opiniaodeprimeira.com.br