sábado, 17 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Provérbios 31:3 – Não dês às mulheres a tua força, nem os teus caminhos, às que destroem os reis

31/03/2016
in Estudos de Provérbios

A rainha mãe fez um apelo a seu filho o rei Lemuel da maneira que só uma mãe pode fazer e advertiu-o contra a maior ameaça à sua vida e reino – mulheres (Pv 31:1-3). Que te direi, filho meu? Ó filho do meu ventre? Que te direi, ó filho dos meus votos? Não dês às mulheres a tua força, nem os teus caminhos, às que destroem os reis.”

 

Os reis, por causa dos seus poderes e de suas riquezas, eram grandes alvos da sedução de mulheres prostitutas. Os reis, pelos seus poderes e riquezas, viviam luxuosamente, o que promovia um viver lascivo e de luxúria dos olhos e da carne. Esta mãe desprezava as prostitutas e advertiu o seu filho contra elas.

 

Reis governavam nações, levantavam exércitos e conquistavam impérios. Os reis eram os maiores governantes na história. Eles tomavam decisões de peso que afetavam a vida daqueles dentro e fora dos seus reinos. Eles detinham absoluta autoridade de vida e morte sobre cada cidadão. Influenciar um rei significava influenciar nações e vidas de milhões. Para um rei se apaixonar por uma mulher era dar a sua força, dever e honra para o desejo sexual dos seus lombos!

 

Quantos reis foram destruídos por mulheres perversas influenciando suas decisões? Ou seria mais fácil perguntar quantos reis não foram afetados desta maneira! A ameaça era real, o registro histórico sombrio e as consequências foram terríveis. Reis e todos os homens em autoridade devem ser mais severos e fortes ao resistirem às mulheres do que os demais homens. O poder é um afrodisíaco e uma oportunidade para a carne. Nestas duas questões os homens que exercem papéis de liderança, devem ficar atentos. Eles devem negar a carne para preservarem a si mesmos, seus cargos e suas responsabilidades.

 

A mãe do rei Lemuel conhecia boas mulheres, pois ela escreveu a mais sublime descrição da mais perfeita mulher jamais imaginada (Pv 31:10-31). Ela queria que o seu filho, o rei, só tivesse uma mulher – uma mulher virtuosa, temente a Deus – para ser a sua esposa. Ela não desejava um harém para ele. Ela não admitiria sequer considerar uma amante. Ela desprezava concubinas e cortesãs. Ela sabia que o seu sucesso dependia de uma grande mulher como esposa. Homens, considerem bem isto!

 

Sansão foi juiz de Israel, mas Dalila, a prostituta conivente, trouxe sobre ele terrível destruição. Davi tinha um harém de mulheres, mas tomar para si a mulher de um dos seus melhores amigos lhe causou tristes problemas, quase destruiu o seu reino, e lhe custou caro pelo resto de sua vida. Seu filho Salomão seguiu seu terrível exemplo contrariando a sua sabedoria e foi deixado na Bíblia na ignomínia e vergonha (IRs 11:1-11; Nm 13:26).

 

O que podemos dizer a respeito de governantes tolos assim, como Júlio César e Marco Antonio, que foram seduzidos e destruídos por Cleópatra, a prostituta egípcia? Só Augusto César soube como tratá-la e, por isso, ela fez a melhor coisa para todos os envolvidos e cometeu suicídio! Livros inteiros foram escritos a respeito de adultério reais e escândalos sexuais desde a antiga Babilônia até os Césares e os papas de Roma e à Inglaterra eduardiana. Mulheres têm destruído muitos governantes!

 

Quais as lições a serem extraídas? Grandes mães advertem claramente os seus filhos a respeito das mulheres prostitutas. Grandes homens, especialmente aqueles em posição de autoridade ou de liderança, devem tomar maiores cuidados para serem vigilantes contra essa ameaça perigosa. E se mulheres podem destruir governantes talentosos, o homem comum deve tomar, ainda, maior cuidado. Grandes mulheres reconhecerão seus poderes sexuais e os controlarão diligentemente com objetivos retos somente com os seus maridos.

 

Só há um Rei que nunca foi movido pelo mal. Davi, estando distante, escreveu o seguinte a respeito do seu Filho distante: “Disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou: Haverá um justo que domine sobre os homens, que domine no temor de Deus. E será como a luz da manhã, quando sai o sol, da manhã sem nuvens, quando, pelo seu resplendor e pela chuva, a erva brota da terra (IISm 23:3-4). Jesus Cristo é aquele rei perfeito. Tentado em todas as coisas como qualquer homem, Ele nunca pecou (Hb 4:15). Ele foi movido com afeição eterna e paixão moribunda pelo Seu único verdadeiro amor – o eleito de Deus Seu Pai que abrange a Sua noiva (Sl 45:10-17; Jr 31:3; Ef 5:25-27; Ap 19:5-9)!

 

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: DeusProvérbio

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.