domingo, 18 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Líder político italiano sai em defesa de Lula

05/04/2016
in Notícias

2016-01-25-RTR3PWU2(ANSA) – O humorista Beppe Grillo, líder do principal partido de oposição da Itália, o Movimento 5 Estrelas (M5S), saiu nesta terça-feira (5) em defesa do ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva e disse que são as “indústrias” que decidem o futuro dos governos.

A declaração foi dada em uma entrevista ao jornal “Corriere della Sera”, de maneira espontânea, sem que ele fosse perguntado sobre a crise política no gigante sul-americano. O comediante e político criticava o governo de seu país, chefiado pelo primeiro-ministro de centro-esquerda Matteo Renzi, a quem acusa de ser subordinado à Confederação Geral da Indústria Italiana (Confindustria) e aos bancos, e usou o Brasil para explicar seu ponto de vista.

“A indústria mundial não gosta que um sindicalista seja o presidente do Brasil. Ela não gostará nunca. Ela não gosta que na Bolívia um camponês seja presidente da República. Não aceita. E então, com informações distorcidas de propósito, levam as pessoas às ruas para arruinar governos eleitos pelos cidadãos”, afirmou Grillo.

Segundo o líder do M5S, tanto na Itália como no resto do mundo são as indústrias que decidem a sorte dos governos. “O desenvolvimento da economia e da política mundial é baseado nas grandes multinacionais que controlam os meios de comunicação, e os meios de comunicação levam as pessoas às ruas para derrubar governos eleitos democraticamente pelos povos”, acrescentou.

Para completar, ele fez um alerta aos cidadãos: “Quando você é alvo de críticas de todos os meios de comunicação, você está com a razão. Essa é a situação”. O Movimento 5 Estrelas nasceu em 2009 e logo chacoalhou a política italiana, até então polarizada entre a centro-esquerda herdeira do Partido Comunista e a centro-direita liderada por Silvio Berlusconi. Nas eleições parlamentares de 2013, a legenda de Grillo, um dos humoristas mais famosos do país, se tornou a segunda maior força da Câmara dos Deputados e a terceira do Senado.

Atualmente, o partido faz uma oposição bastante dura ao governo Renzi, mas a dificuldade em se aliar a outras legendas devido ao seu caráter antipolíticos e eurocético faz com que ela se mantenha longe do poder. Atualmente, a maior cidade sob seu comando é Parma, com cerca de 190 mil habitantes.

No entanto, o M5S e Grillo depositam grandes esperanças nas eleições municipais do início de junho, já que sua candidata em Roma, Virginia Raggi, aparece bem posicionada nas pesquisas de intenção de voto.

Lula

O fundador do Movimento 5 Estrelas não foi o primeiro político italiano a comentar a crise política no Brasil. No mês passado, a deputada Elvira Savino, do Força Itália (FI), partido conservador de Silvio Berlusconi, declarou que o ex-presidente Lula é “alérgico à justiça”, usando como argumento o veto à extradição de Cesare Battisti.

Por outro lado, o senador Francesco Verducci, do centro-esquerdista Partido Democrático (PD), denunciou uma tentativa de criar “tensão e caos” por parte do poder Judiciário ao pedir a prisão do líder petista e ao divulgar grampos telefônicos. (ANSA)

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: corrupçãoitalianoLula

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.