A Polícia do Estado de Pernambuco irá selecionar, no total, 966 profissionais, sendo que 316 vagas serão direcionadas à Polícia Científica (PC – PE). Além das provas objetivas e discursivas (que você pode conferir aqui como serão), os candidatos passarão também por diversas outras etapas de seleções, como prova física, avaliação psicológica, exame médico, investigação social, curso de formação. Veja aqui informações, dicas e segredos sobre as demais etapas das seleções:
Garanta sua vaga neste concurso!
Compre aqui: Apostila e Curso Online PC – PE
Serão convocados para a prova de capacidade física somente os candidatos aprovados na prova discursiva. É necessário, antes de qualquer coisa, que o profissional apresente atestado médico que comprove que ele está apto a realizar a prova de capacidade física deste concurso.
Compõem a prova de capacidade física testes físicos que serão realizados na seguinte ordem: 1º – flexão de braço na barra fixa (sexo masculino) ou estático de barra (sexo feminino);2º – impulsão horizontal (sexos masculino e feminino); 3º – natação (sexos masculino e feminino); 4º – corrida de 12 minutos (sexos masculino e feminino).
É importante lembrar que os casos de alteração psicológica e/ou fisiológica temporários (como estados menstruais, gravidez, indisposições, cãibras, contusões, fraturas etc.) que impossibilitem a realização dos testes ou diminuam a capacidade física dos candidatos não serão levados em consideração, não sendo concedido qualquer tratamento privilegiado a pessoas nessas condições. Por isso, trate de se cuidar bem nos dias que antecedem o teste para que você esteja 100% bem no dia!
Serão convocados para a avaliação psicológica os candidatos aptos na prova de capacidade física. A avaliação psicológica é de caráter eliminatório e consistirá na aplicação e na avaliação de instrumentos e técnicas psicológicas que permitam identificar a compatibilidade das características psicológicas do candidato com os requisitos necessários ao cargo.
Cada função exige diferentes características dos candidatos, porém para todos os cargos serão eliminadas pessoas com as seguintes características: agressividade inadequada, ansiedade exacerbada e impulsividade exacerbada.
É importante lembrar que a reprovação na avaliação psicológica não significa, necessariamente, incapacidade intelectual ou existência de transtornos de personalidade, mas indica apenas que o candidato não atendeu aos requisitos exigidos para o exercício daquele cargo específico.
Serão convocados para o exame médico os candidatos aprovados na avaliação psicológica. O exame médico tem o objetivo de aferir se o candidato possui de boa saúde física e psíquica para suportar os exercícios a que será submetido durante o Curso de Formação Inicial Técnico-Profissional e para desempenhar as tarefas típicas da categoria funcional.
O exame médico compreenderá a apresentação de exames laboratoriais e complementares, cuja relação consta no edital.
Os exames necessários são, resumidamente, estes: sangue (hemograma completo, glicemia de jejum, ureia, creatinina, ácido úrico, colesterol entre outros), fezes, neurológico, cardiológico, pulmonar, oftalmológico, radiografias da coluna vertebral, psiquiátrico entre outros.
A partir dos exames médicos e da avaliação dos exames laboratoriais e complementares, o candidato será considerado apto ou inapto. Existem algumas condições físicas que podem eliminar o candidato, como tumores, deformidades congênitas ou cicatrizes deformantes em lugares visíveis (cabeça e pescoço) que causem bloqueio funcional, perda auditiva, diabetes mellitus, artrite reumatoide entre outras.
Serão convocados para a entrega da documentação referente à investigação social os candidatos considerados aptos no exame médico. A investigação social verificará a conduta irrepreensível e a idoneidade moral necessária ao exercício do cargo, observando-se antecedentes criminais, sociais, familiares e profissionais.
O candidato deverá apresentar, em momento definido em edital de convocação específico, os originais ou cópia autenticada em cartório dos seguintes documentos (os que não apresentarem algum deles serão automaticamente eliminados):
I – certidão de antecedentes criminais, da cidade/município da jurisdição onde reside/residiu nos últimos cinco anos: a) da Justiça Federal; b) da Justiça Estadual ou do Distrito Federal; c) da Justiça Militar Federal, inclusive para os candidatos do sexo feminino; d) da Justiça Militar Estadual ou do Distrito Federal, inclusive para os candidatos do sexo feminino;
II – certidão de antecedentes criminais da Justiça Eleitoral;
III – certidões dos cartórios de protestos de títulos da cidade/município onde reside/residiu nos últimos cinco anos; certidões dos cartórios de execução cível da cidade/município onde reside/residiu nos últimos cinco anos.
Curso de formação
O Curso de Formação tem caráter eliminatório e abrangerá somente os candidatos aprovados nas etapas anteriores. Será realizado no Campus de Ensino Recife (CERE) da Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES). O Curso de Formação terá aulas presenciais, em tempo integral, com atividades que poderão ser desenvolvidas nos turnos diurno e noturno, inclusive sábados, domingos e feriados. Seráverificado do candidato o preenchimento dos seguintes requisitos:
– Conduta ilibada, na vida pública e privada; Aptidão; Disciplina; Assiduidade; Dedicação; Eficiência; Responsabilidade. Além disso, é necessário obter média 60 pontos em cada matéria ministrada; média geral de 60 pontos e, no mínimo, 75% de frequência às aulas. O não preenchimento dos requisitos acarretará a eliminação do candidato do concurso.
Fonte: Nova Concursos