A entidade máxima da Fórmula 1 decidiu fazer a lista depois do grande resultado de Stoofel Vandoorne no último domingo, no Bahrein
A corrida do último domingo, no Bahrein, marcou a estreia de Stoofel Vandoorne na Fórmula 1. Até aí, tudo normal, não fosse o fato de que o belga estava substituindo Fernando Alonso, bicampeão do mundo, e tinha em mãos uma McLaren cujo desempenho não é lá dos melhores. Mesmo com toda pressão, Vandoorne – que pode guiar novamente na China caso o espanhol não se recupere – fez uma corrida consistente, terminou na 10ª colocação e pontuou na primeira prova na F1 da sua vida. Por conta do bom resultado, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) resolveu fazer um apanhado com os melhores resultados ou posições de largada de estreantes de toda a história da Fórmula 1.
Alguns pilotos do atual grid integram essa lista feita pela FIA. Um deles é Kimi Raikkonen, campeão do mundo em 2007. Em 2001, com apenas 21 anos, o Homem de Gelo estreou na F1. Havia guiado apenas 23 vezes na Fórmula Renault e recebeu a superlicença para participar da maior categoria do automobilismo. Questionado por várias pessoas, incluindo o presidente da FIA à época, o finlandês mostrou todo seu potencial e levou sua Sauber para a sexta posição do GP da Austrália.
Outro campeão do mundo do atual grid, Lewis Hamilton, estreou na McLaren em 2007 e já foi logo subindo ao pódio. Terminou na terceira posição do GP da Austrália e mostrou talento para disputar títulos. Também tem brasileiro nessa lista. Ano passado, Felipe Nasr conquistou um grande resultado para a Sauber. Vice-campeão da GP2 na temporada anterior, surpreendeu o mundo e terminou sua primeira corrida na Fórmula 1 no quinto lugar.
Mas também teve estreante que largou na pole position. Apenas dois na história conseguiram o feito: Carlos Reutemann e Mario Andretti. Em 1972, guiando em casa, na Argentina, Reutemann chocou o mundo ao roubar a pole de Jackie Stewart e largar em primeiro. Embora o resultado na corrida não tenha sido tão ”satisfatório”, visto que terminou em sétimo, o argentino conseguiu estrear bem. Já no caso de Andretti, o final foi ainda pior. O campeão do mundo de 1978 ficou com a pole no circuito de Watkins Glen, nos Estados Unidos, mas, por conta de problemas ao longo da prova, teve que abandoná-la. Os dois ficaram marcados pelas poles na primeira corrida.
Também teve piloto que estreou na Fórmula 1 depois de sofrer um grave acidente na F3000. Em 1988, Johnny Herbert escapou de perder os movimentos da perna. Porém, apenas seis meses depois de sofrer várias lesões nos pés, ele sentou no cockpit da Benetton, participou do GP do Brasil e terminou a prova na quarta posição.
A lista feita pela FIA também conta com nomes como Jacques Villeneuve que, em 1996, na Austrália, terminou na segunda posição depois de liderar a prova, Kevin Magnussen que, em 2013, levou a McLaren para o terceiro lugar em Melbourne, herdando, depois, a segunda posição pela desclassificação de Daniel Ricciardo e Jean Alesi, quarto colocado na sua estreia.
Fonte