segunda-feira, 12 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

EUA confirmam: zika provoca microcefalia

14/04/2016
in Saúde

eua-confirmam-zika-provoca-microcefalia540x304_36964aicitono_1agafg7mpfpp13a317bn16a2msvaDepois de meses de especulação, cientistas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na siga em inglês), principal instituição de pesquisa de saúde do governo americano, divulgaram nesta quarta-feira um estudo que comprova que o vírus zika causa anomalias em fetos, como a microcefalia.

A descoberta pode significar uma virada na luta contra a epidemia, que já atinge 40 países.

Apesar das suspeitas anteriores, esta é a primeira vez que um estudo confirma que a picada do mosquito Aedes aegypti é capaz de provocar problemas cerebrais congênitos. O estudo foi publicado no “New England Journal of Medicine”.

— Agora está claro, o CDC concluiu que o vírus causa microcefalia — declarou Thomas Frieden, diretor do CDC, que agora produz mais estudos que tentam determinar se a microcefalia é a “ponta do iceberg” de efeitos perigosos ao cérebro e o desenvolvimento de outros problemas mentais.

DADOS CRUZADOS

Os pesquisadores chegaram a esta conclusão após juntar dados existentes sobre o zika. Eles pegaram as informações e analisaram se a exposição ao vírus ocorria em um momento crítico da gravidez, se havia um padrão nas más-formações, se a relação envolvia uma exposição rara e também má-formação, e se essa relação faria qualquer sentido biológico.

Após todas as análises, os cientistas perceberam que o vírus se enquadrava em todos os critérios como uma causa da microcefalia. Essa metodologia usada é chamada de “Critérios de Shepard”. O único critério em que não foi completamente comprovada a relação entre zika e microcefalia são testes em que animais tenham gerado fetos com problemas. Até então, a Organização Mundial da Saúde (OMS) vinha adotando um tom mais cauteloso, indicando apenas haver fortes evidências da relação, sem considerá-la totalmente comprovada.

A doença geralmente causa danos leves em adultos. Mas, em mulheres grávidas, o vírus tem sido associado não apenas a microcefalia, mas a abortos, nascimento prematuro e problemas de visão em bebês.

— Nós aprendemos que o vírus está ligado a um conjunto mais amplo de complicações na gravidez — disse Anne Schuchat, vice-diretora do CDC, durante uma coletiva na Casa Branca, na última segunda-feira. — Nós continuamos a aprender sobre o vírus praticamente todos os dias.

No estudo, os pesquisadores tiveram contato com mulheres que tiveram bebês com má-formação e que afirmaram ter tido a doença no primeiro e no segundo trimestre da gravidez. Em alguns casos, o vírus foi encontrado no cérebro de bebês com microcefalia, que morreram após o nascimento. O órgão voltou a recomendar que mulheres grávidas usem preservativos em relações sexuais com parceiros que tenham sido infectados pelo vírus da zika.
Fonte:Oglobo

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: CriançasmicrocefaliaZika

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.