Tolos devem ser totalmente evitados. Existem vários perigos. Se você lhes der atenção e honra, eles acreditarão que as suas tagarelices são aceitáveis e corretas (Pv 26:1,4,8). Se você lhes fizer companhia, eles corromperão o seu conhecimento e as suas boas maneiras (Pv 9:6; 13:20; ICo 15:33). Mas antes de se afastar deles, silencie-os com a verdade (Pv 26:5)!
Hoje, os tolos estão em toda a parte. São pessoas que não têm consideração para com Deus ou a verdade da Bíblia. Eles confiam em seus próprios pensamentos. São preguiçosos demais para pensar de um modo sério. Eles preferem mais o falar do que o ouvir e o aprender. Inteligência e educação não têm nada a ver com isso. Homens educados e inteligentes são os maiores tolos, i.e., Charles Darwin, Albert Einstein, Friedrich, Carlo Sagan, Sigmund Freud e outros incontáveis.
Conhecimento exige o raciocínio a partir de pressuposições. Os tolos de hoje raciocinam a partir de várias pressuposições – toda ordem e existência no universo são produtos do acaso (a teoria do “big bang”), as mais altas inteligências no universo são os seus próprios pensamentos (a teoria da autoestima), e se conseguem lhe convencer a acreditar em suas alucinações, eles venceram (a teoria do maior tolo).
Uma criança enxerga através deles com algo chamado fé. Fé é uma dádiva de Deus que permite reconhecer a verdade que homens inteligentes e educados não conseguem descobrir. A fé é a única base para o são raciocínio. Um homem com fé inicia o seu raciocínio com a existência de Deus, a verdade da Bíblia e a sua própria depravação e ignorância. Ele é o único homem racional na terra (IITs 3:1-2). O tolo, raciocinando a partir da arrogância e do acaso, é profanamente irracional.
Quando você encontra um homem que desconsidera Deus e a Bíblia, ou oferece graciosamente as suas opiniões, ou que segue os idiotas que estão diante deles na ciência evolucionária ou outras teorias insanas, você encontrou um tolo. Eles não merecem a sua honra ou atenção (Pv 19:10; 30:21-23). Não merecem a verdade, pois venderam os seus pequenos corações arrogantes a uma mentira.
Jesus Cristo, o Senhor do céu e da terra, despreza os tolos. Ele disse, “Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas; para que não as pisem e, voltando-se, vos despedacem.” (Mt 7:6). Os tolos não merecem verdade alguma. Eles zombarão e ridicularizarão e torcerão as suas palavras para difamar você. Se afaste eles!
Jesus também disse, “Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada. Deixai-os; são condutores cegos; ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova.” (Mt 15:13-14). Os discípulos acharam que Jesus tinha ofendido os fariseus (Mt 15:12). E tinha mesmo – intencionalmente! Ele os condenou. Saia do meio dos tolos!
Jesus Cristo considera que toda a sabedoria deste mundo é uma obscura ignorância (Is 8:20). Ele se empenhou contra os ditos homens sábios e seus tais aprendizados (ICo 1:19-20; 3:19-20). Ele se refere às prioridades deste mundo como sendo fábulas profanas e de velhas e a tal chamada ciência deste mundo como sendo profana e vã tagarelice (ITm 4:7; 6:20-21).
Se um homem discute, debate ou questiona a doutrina de Jesus Cristo ele é um tolo (ITm 6:3-5). Paulo disse que o homem orgulhoso, não sabe de nada, e a sua tagarelice conduz a disputas perversas de homens com mentes corruptas, que estão destituídos da verdade. Qual foi a recomendação que Paulo deu a Timóteo a respeito de tais homens? A mesma dada por Salomão. Saia do meio deles!
Nos dias de hoje estes homens se insinuaram nas igrejas e cativaram os fracos e o sexo vulnerável com a religião do comprometimento que permite que mulheres sigam os seus pensamentos e ambições sexuais (IITm 3:1-7). Estes falsos mestres têm um rebanho de mulheres tolas os seguindo como tietes. Eles investem muito em aprender, mas sem qualquer verdade. Qual é a advertência de Paulo a Timóteo a respeito de tais mestres cristãos? Novamente, saia do meio deles!
Como é que você identifica os tolos? Escute. Um tolo não consegue ficar quieto; o coração dele arde de vontade de lhe ensinar as suas opiniões (Pv 17:16; 18:2; Ec 10:12-14). Ele tem necessidade de dizer o que pensa a respeito de qualquer assunto, mesmo não tendo pesquisado ou estudado o assunto antes. Um tolo como Charles Darwin escreve um livro baseado totalmente na sua imaginação. Ele precisou escrever um volume para relatar as suas alucinações, enquanto que Deus detalhou a origem do universo em um capítulo (Gn 1:1-31)!
Por que você deve sair do meio de tolos quando você detecta as suas arrogantes palavras contra Deus e a verdade? Porque ficar ouvindo vai alimentar a presunção deles e torná-los mais difíceis (Pv 26:12). Porque, se você se envolver nas discussões deles, você estará se reduzindo ao nível deles (Pv 26:4). Porque eles deturparão as suas boas palavras e conduta para justificarem a profanidade deles (Pv 23:9; IITm 2:23). Porque eles podem passar para você algumas de suas idéias e hábitos e corromper as suas boas maneiras (Pv 22:24-25; ICo 15:33)!
Que distância você deve tomar deles? Salomão ensinou, “Não entres na vereda dos ímpios, nem andes pelo caminho dos maus. Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo.” (Pv 4:14-15). Saia fora! Você não pode ajudá-los. Eles não merecem a verdade. Eles voltarão para as suas tolices assim como o cão ao seu vômito e o porco que volta a chafurdar na lama (Pv 26:11; 27:22). O Deus celestial tem uma recompensa à altura deles (Rm 1:21-28). Amém!
Leitor, você fala como um tolo? Ou você tem lábios de conhecimento? Um homem sábio com um novo coração pelo Espírito de Deus e exercendo o dom da fé falará de uma maneira totalmente diferente do tolo. Ele reconhecerá Deus, a insanidade do mundo, a sua própria depravação, e examinará as Escrituras para confirmar aquilo que ele ouve e crê (At 17:11). Ele se submeterá humildemente à correção e aceitará com alegria a instrução. Ele é um homem sábio.
Você está protegendo os seus filhos dos tolos? As escolas públicas têm uma agenda que é dedicada aos tolos. Leia um livro escolar sobre qualquer assunto e perceba a total falta de conhecimento deles. Hollywood não tem nenhuma moral, justiça, verdade ou pensamento sábio desde a sua fundação. Você está monitorando cuidadosamente o que entra pela televisão? O que dizer dos amigos deles? Os seus filhos não serão mais sábios do que os amigos com quem eles se relacionam (ICo 15:33).