segunda-feira, 12 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Zika: Estudo aponta provável padrão em bebês com microcefalia

20/04/2016
in Saúde

Depois de pesquisas reconhecerem a relação do zika vírus com o surto de bebês com microcefalia no Brasil, a ciência provavelmente encontrou um padrão nesses casos. Um estudo pernambucano identificou cálcio em uma localização não usual do cérebro de recém-nascidos com a síndrome.

Zika e os bebês com microcefalia

A descoberta foi feita após os pesquisadores analisarem exames de tomografiacomputadorizada e ressonância magnética de 23 pacientes atendidos pela unidade da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) no Recife.

Em todos eles, a calcificação foi identificada em uma área cerebral menos frequente da verificada nos casos em que a malformação congênita é causada por outras infecções. Além disso, pequenas e múltiplas cicatrizes graves e um espessamento do córtex na parte anterior do cérebro também foram observados nas crianças.

Bebês com microcefalia apresentam calcificação no cérebro. Foto: Sumaia Villela, Agência Brasil

O estudo, conduzido por três instituições de Ensino Superior de Pernambuco (UFPE, UPE e Uninassau) e por pesquisadores vinculados à AACD e ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), foi publicado recentemente no periódico British Medical Journal.

Ministério da Saúde orienta gestantes

No início deste mês, o Ministério da Saúde atualizou o número de casos confirmados de bebês com microcefalia no país. Ao todo, 1.113 ocorrências de malformação congênita foram reconhecidas. As confirmações ocorreram em 416 municípios de 22 estados diferentes, sendo a maioria na região Nordeste.

Desde o início das investigações, em outubro de 2015, houve 7.015 notificações. Dessas, 2.066 foram descartadas e outras 3.836 ainda estão em fase de investigação. Do total de casos confirmados, 189 tiveram confirmação laboratorial para o zika vírus.

No entanto, o Ministério da Saúde ressalta que esse dado não representa adequadamente a totalidade do número de ocorrências relacionadas à doença. Ou seja, a pasta considera que houve infecção na maior parte das mães que tiveram bebês com diagnóstico final de microcefalia.

No mesmo período, foram registrados 235 óbitos suspeitos de microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central após o parto ou durante a gestação. Desses, 50 foram confirmados para a malformação congênita, outros 155 continuam em investigação e 30 já foram descartados.

O Ministério da Saúde orienta as gestantes a adotarem medidas que possam reduzir a presença do mosquito Aedes aegypti, com a eliminação de criadouros, e a se protegerem da exposição aos insetos, mantendo portas e janelas fechadas ou com telas, usando calça e camisa de manga longa e aplicando repelentes permitidos para grávidas.

Fonte: Vivo Mais Saúde

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: microcefaliasaúde

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.