terça-feira, 20 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

“O maior inimigo de Dilma foi o PT”, afirma Delfim Netto

25/04/2016
in Brasil, Destaque

Foto_Artur Igrecias-4O ex-ministro Delfim Netto foi o convidado do Mariana Godoy Entrevista desta sexta-feira (22). Durante sua participação, o experiente economista falou sobre a atual crise política, destacando não acreditar que a democracia brasileira corra algum risco por conta do processo de impeachment da presidente Dilma. “Não há nenhum risco para a democracia do país, pelo contrário, acho que a partir da Constituição de 88 as instituições democráticas estão se aperfeiçoando. Já tivemos percalços enormes, fizemos um impeachment e prosseguimos depois com nosso caminho”. Ainda sobre o assunto, o ex-ministro acrescentou não defender a ideia do ‘golpe’. “Na verdade esse é um mecanismo de defesa. Eu particularmente nunca defendi o impeachment, mas as transgressões fiscais aconteceram”, ponderou.

 

Respondendo perguntas das redes sociais, o professor-emérito da USP  disse que ‘infelizmente’ enxerga a efetivação do impeachment com maior probabilidade e defendeu que novas eleições também representariam uma ‘quebra no caminho natural’.  O economista aproveitou também para mandar um recado para os telespectadores: “Tem alguém em Brasília que não foi eleito por algum dos senhores?”. “O Congresso é produto da sociedade, ninguém chegou lá por acaso (…). É uma emanação da sociedade e ela não compreende que só pode falar uma vez a cada quatro anos”, completou.

 

Ao analisar as decisões que trouxeram o país ao atual cenário econômico, Delfim Netto disparou: “A crise só surgiu porque a política econômica cometeu alguns exageros e jogou o país numa recessão”. O economista citou a importância da recuperação da confiança dos brasileiros para que o governo retome o crescimento, relembrando que a saída de Dilma não acabará com os problemas já instaurados no país.

 

Sobre o governo do Partido dos Trabalhadores e seu impacto na administração de Dilma Rousseff, Delfim Netto não poupou críticas. “Quem impediu que a Dilma fizesse as reformas? Foi o PT! O maior inimigo da Dilma foi o PT. O PT destruiu a Dilma. O Nelson Barbosa fez um programa bastante razoável para minimizar o problema dos estados e municípios, mas impondo condições. O que fez o PT? Aprovou as benesses e recusou as obrigações. A Dilma não conseguiu controlar sequer o seu partido’’.  O economista defendeu ainda a ideia de que a presidente ‘perdeu o protagonismo necessário para fazer funcionar um sistema como o nosso’. “A Dilma é absolutamente honesta. Ninguém vai dizer que a Dilma pegou 10 centavos, de jeito nenhum. Ela tem até honestidade de propósito, só que ela não sabia o que fazer”.

 

Ainda no programa, Delfim Netto destacou que a saída da presidente muda a perspectiva de crescimento do país e opinou a respeito de Michel Temer assumir a presidência. “O Temer é um dos poucos políticos que tem chance de transcender a posição de político e se transformar num estadista”, afirmou.

 

O programa Mariana Godoy Entrevista vai ao ar todas as sextas-feiras, ao vivo, às 23h10 na RedeTV!

 

Crédito Foto: Artur Igrecias / Divulgação RedeTV!

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: DILMA ROUSSEFFPTRede TV

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.