sábado, 10 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Operação Expresso Canadá combate fraude na importação de mercadorias em MG

26/04/2016
in Polícia

download (10)A Polícia Federal deflagrou hoje (26/4) a Operação Expresso Canadá, com objetivo de desarticular grupo especializado na importação de mercadorias, por meio de falsa declaração e sem o pagamento de imposto devido. Essa prática criminosa gerou a sonegação de cerca de R$ 20 milhões. Além de Minas Gerais, a operação, que conta com apoio da Receita Federal e do Ministério Público Federal, está sendo realizada na Bahia, no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Espírito Santo e no Distrito Federal.

Cerca de 100 policiais federais e 20 servidores da Receita Federal cumprem 47 mandados: 10 mandados de prisão temporária (nove em BH e um em Salvador); 16 conduções coercitivas; e 21 mandados de busca e apreensão, em sedes de empresas e em residências de sócios e servidores públicos. Esses mandados também foram cumpridos em escritórios de despachantes aduaneiros, nas cidades de Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Vila Velha.

Em 2014, a Receita Federal apontou indícios de fraudes que deram início a investigações coordenadas pela PF. Foi identificada uma organização criminosa que praticava descaminho de mercadorias importadas de Miami, nos Estados Unidos (eletrônicos, material de informática, suplementos alimentares entre outros), declarando como se fossem arame e impressoras que têm alíquota de imposto reduzida. Pelo regime de Trânsito Aduaneiro, os produtos, quando chegavam ao Brasil, eram enviados do Rio de Janeiro ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves em Belo Horizonte, onde os importadores contavam com a colaboração de servidores públicos.

Essa prática de substituição de mercadorias estrangeiras de alto valor agregado por outras de baixo valor ou com imposto subsidiado era realizada mediante a apresentação à Receita Federal de documentos com falsa declaração de conteúdo. Estima-se que essa prática criminosa gerou, no período da investigação, aproximadamente R$ 20 milhões, em sonegação fiscal de impostos e contribuições federais.

Os servidores públicos envolvidos, as empresas importadoras, facilitadores do esquema fraudulento e adquirentes de mercadorias ilegalmente importadas poderão ser multados e responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de facilitação ao contrabando e descaminho, corrupção ativa e passiva, organização criminosa, descaminho, contrabando além dos delitos contra o sistema financeiro nacional. As penas ficam entre o mínimo de 7 e o máximo de 18 anos, sendo que parte (relacionada ao descaminho e contrabando) podem ser multiplicadas pelo número de condutas realizadas, aproximadamente sessenta vezes.

Será concedida entrevista coletiva à imprensa hoje, às 10h30, na sede da Superintendência da Polícia Federal, localizada na Rua Nascimento Gurgel, nº 30, Gutierrez, Belo Horizonte.

*O nome da operação, Expresso Canadá, faz referência ao bairro Jardim Canadá da cidade de Nova Lima, onde um galpão funcionou como depósito de mercadorias da organização.
Fonte:DPF

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: federalfraudeImportaçãoMercadoriaspolicia

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.