Qualidade em serviços de saneamento básico é uma grande necessidade do povo de Ariquemes, e esta missão o prefeito Lorival Amorim assumiu e conseguiu concretizar a assinatura de um contrato com uma empresa gigante nesta área, que trará o que tem de melhor no país em tecnologia de fornecimento de água e esgoto, fatores fundamentais para que a cidade possa entrar no eixo do crescimento sustentável e se igualar à grandes centros do Brasil.
A Prefeitura de Ariquemes firmou na manhã desta quinta-feira (28) um contrato com a empresa Aegea Saneamento, para prestação de serviços públicos municipais de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário. O ato de assinatura aconteceu no gabinete do prefeito Lorival Amorim, com a presença de vereadores, secretários, de representantes da empresa ora contratada, sociedade civil organizada, como Acia, Apa e Maçonaria.
A concessão dos serviços possui um prazo de 30 anos e implica em um rigoroso plano de trabalho, com investimentos financeiros de aproximadamente R$ 195 milhões, necessários para expandir os sistemas, implantar a rede de esgoto e tratamento e prestar serviços de qualidade a população de Ariquemes.
O prefeito Lorival, ao receber representantes da comunidade para a assinatura do contrato, destacou que este é um importante passo para o Município, “uma vez que objetivamos o bem estar da população e desta forma, atendendo todas as Leis vigentes, licitamos a concessão destes importantes serviços de saneamento básico, para que nos próximos anos o município possa se igualar a outros de grande porte, que já possuem estes serviços com cobertura total”.
Diretores da empresa Aegea, Radamés Andrade Casseb e Felipe Bueno Marcondes Ferraz, esclareceram dúvidas aos presentes na reunião e a jornalistas, trazendo informações de sua atuação no mercado nacional, captação de recursos para investimentos, capacidade técnica, assim como foram esclarecidos planos de expansão de cobertura e implantação da rede de esgoto.
Na questão da cobertura de esgoto, que hoje não existe em Ariquemes, a concessionária deverá atingir 50% de cobertura dentro dos próximos cinco anos. Quanto ao abastecimento de água, que hoje abrange 80% das residências da cidade, deverá atingir 100% nos primeiros três anos.
A partir da assinatura do contrato, inicia-se a transição dos serviços para o novo operador, que dentro das próximas semanas deverá receber a Ordem de Serviço para o início das atividades.
Lorival Amorim destacou ainda, a implantação por parte do município da Agência Municipal de Regulação (AMR), que foi criada com o objetivo de fiscalizar e acompanhar a atuação da concessionária “Águas de Ariquemes”, que também passa a ser implantada pela Aegea Saneamento.