Jovem, você pode derrotar a mulher estranha – a tentação mais difícil e perigosa na vida – se você seguir estas regras: guarde o seu coração e viva com integridade. Guarde o seu coração acima dos caminhos pecaminosos dela, e não escolha o estilo de vida dela. Temos aqui a sabedoria para salvar a sua vida das prostitutas que estão por toda a parte hoje em dia.
Salomão, como um pai sábio, alertou o seu filho (Pv 7:1) e os demais filhos (Pv 7:24), a respeito do grave perigo de ser seduzido por uma mulher prostituta (Pv 7:5-23). A mulher estranha é qualquer mulher com quem você não está casado, mas especialmente a liberada. A tentação de tais mulheres para os homens é muito poderosa. É irresistível, a não ser que decisões para evitá-la totalmente sejam tomadas por antecipação.
Prostituição e adultério são comuns e aceitos em nossos dias, com mulheres ousadas e mais livres do que jamais foram. Elas estão em toda a parte, e as nossas diversas formas de mídia as exaltam constantemente nas maneiras mais atrativas possíveis. O homem não consegue escapar delas com facilidade, pois as mulheres de Potifar estão por toda a parte. O alerta dado aqui é de suma importância. Pois Deus julgará todos os adúlteros e clientes de prostitutas (Hb 13:4).
Esperar até que você a tenha conhecido, falado com ela ou se abraçado a ela, na esperança de que você será um José, é tolice e é garantia da sua destruição. Este tipo de pensamento nunca passou pelas considerações de José, pois ele, com muito cuidado, tinha guardado o seu coração e ficou longe dela sempre que lhe foi possível.
Considere a primeira regra – guarde o seu coração. Guarde-o acima da abordagem sensual que é a vida dela (Tg 1:13-16). Se você não pensou a respeito de algum pecado ou o desejou, você dificilmente o praticará. Mas o seu coração deseja se inclinar para os caminhos dela por causa da sua natureza depravada herdada de Adão (Jr 17:9). Assim, você deve guardar o seu coração com todo empenho (Pv 4:23). Exercite o seu coração em sentidos nobres e espirituais; não permita que ele escorregue para os caminhos lascivos e carnais dela.
Jovem cristão, o seu coração forma os seus pensamentos e afeições pelas informações fornecidas a ele. Se você o alimenta com material santo e nobre, você terá um coração santo e nobre. Se você o alimenta com a televisão, revistas, livros, músicas, filosofias, imagens e amigos deste mundo, você certamente se inclinará para os caminhos dele. Você estará pensando como ela e estará receptivo aos seus avanços pecaminosos.
Pensamentos a respeito do que ela oferece são deliciosos à mente carnal. Imagens mentais dela são registradas gloriosamente nos pensamentos do homem. Você deve rejeitar tais pensamentos antes que eles se formem; você deve a odiar e os seus pecados; você deve temer a Deus que julgará a ela e a você.
Considere a segunda regra – ande virtuosamente. Rejeite os estilos de vida e as atividades dela. O pecado não ocorre em locais nobres, quando envolvido em atividades nobres. Como você encontrará uma prostituta e achará uma oportunidade para pecar, estando na assembléia dos santos, com sua família, em seu lar, diligentemente trabalhando na sua profissão? Fique longe delas, dos locais frequentados por elas, e das atividades praticadas por elas (Pv 4:14-15; 5:8; Rm 13:14; IITm 2:22). Ela é forte demais para ser enfrentada.
Se Davi estivesse na batalha, onde deveria estar, não teria visto Bate-Seba (IISm 11:1-2). E se ele tivesse permanecido aquela noite na segurança doméstica do seu palácio, ele não a teria visto. Mas ele se aventurou para fora, onde não precisava estar. Sansão poderia ter evitado todos os seus problemas com as prostitutas filisteias, se tivesse ficado em casa.
É tolice frequentar bares, clubes, danças, academias de ginásticas mistas, piscinas, festas, escolas, serviços de encontros de casais e outros locais onde as mulheres estão livres e más. O lugar delas e o estilo de vida delas o seduzirá e o prenderá numa enorme tentação para sacrificar as suas virtudes onde você não consegue escapar dela. Você entrou no inferno com as suas próprias pernas. Fique longe dela e das suas atividades!
Davi, o pai de Salomão, escreveu, “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.” (Sl 1:1-2). Temos aqui as duas regras na ordem inversa: fique longe dos caminhos dela e alimente a sua alma com a palavra de Deus. E o Filho de Davi, o nosso abençoado Senhor, fez exatamente isso (Hb 7:26)!
Folha Nobre - Desde 2013 - ©