Para premiar agricultores, produtores de café, que apresentarem as melhores amostras de grãos, produzidos de acordo com as boas práticas de produção, e que adotem em suas lavouras processos produtivos compatíveis com a sustentabilidade, o governo de Rondônia realizará o Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café Canephora (Conillon e Robusta), principal espécie de café cultivada no estado. Os três primeiros colocados receberão certificado de qualidade da produção e premiação em dinheiro.
A solenidade de lançamento será no Juninho Soft Café, na avenida Farqhuar, 1623, bairro Panair.
A proposta do concurso é incentivar a melhoria da qualidade e dar visibilidade ao café de Rondônia, que poderá ser uma marca de garantia de qualidade com certificação de origem geográfica.
A retomada da lavoura cafeeira no estado vem carregada de novas tecnologias, como a técnica da clonagem, irrigação localizada e a recuperação de solos através da calagem e adubação, com o consequente aumento da produtividade e qualidade do café.
Para se alcançar a qualidade ideal dos grãos de café, e também da bebida, é fundamental que o produtor execute corretamente os tratos culturais e observe o ponto ideal de colheita e praticas pós-colheita, como secagem e armazenamento adequados. O resultado desses cuidados é um café com todas as características desejáveis, entre elas aroma, dureza, acidez e doçura.
As inscrições para o concurso já estão abertas e poderão ser feitas em todos os escritórios da Emater-RO, apresentando cópias dos documentos pessoais, identidade e CPF, e o Cadastro Ambiental Rural (CAR).
São parceiros do projeto a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Câmara Setorial do Café, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RO) e o Programa Café Sustentável do Brasil.