Se no 1º treino livre para o GP da Espanha deu Ferrari graças aos pneus macios, bastou Nico Rosberg calçar os mesmos compostos para colocar ordem na Fórmula 1 e pôr a Mercedes no topo da folha de tempos na segunda atividade do dia. O alemão fez 1m23s922, melhor marca desta sexta-feira. O tempo, porém, não foi tão mais rápido que o anotado por Sebastian Vettel na sessão de abertura, nem o de Kimi Raikkonen, segundo colocado na atividade, com 1m24s176. O finlandês, aliás, teve problemas no sistema de combustível de seu carro, rapidamente consertado pelos mecânicos da escuderia italiana.
A TV Globo transmite o GP da Espanha ao vivo no domingo, às 9h (de Brasília)
Ao que sugere, a diferença entre os carros prateados e vermelhos não parece tão grande no Circuito de Barcelona-Catalunha, palco da 5ª etapa da temporada 2016 da Fórmula 1. Lewis Hamilton ficou em terceiro com 1m24s641, atrás do Homem de Gelo, mas à frente de Vettel, que deu poucas voltas com pneus macios e foi o quarto com 1m25s017.
Com a Williams tradicionalmente discreta nas sextas-feiras, Felipe Massa foi somente o 16º, com 1m26s491. Seu parceiro Valtteri Bottas ficou em 11º, com 1m25s708. Já o desempenho da Sauber é ruim. E real. Felipe Nasr terminou em 20º (1m27s812) e seu companheiro de time, Marcus Ericsson, foi o último (1m28s501), ambos atrás dos dois carros da Manor.
Enquanto os olhos neste fim de semana estavam voltados para Max Verstappen, agora da RBR, e Daniil Kvyat, de volta à STR, o mais veloz com os carros da companhia de energéticos foi Carlos Sainz Jr., quinto com a STR, logo à frente do mais experiente Daniel Ricciardo, sexto com a RBR. Verstappen foi o oitavo, e Kvyat, apenas o 15º. O destaque da sessão ficou por conta de Fernando Alonso, sétimo com a McLaren.
Os pilotos voltam à pista às 6h deste sábado para o 3º treino livre. Pouco depois, às 9h, é a vez da sessão que define o grid de largada. O SporTV e o SporTV Play transmitem ambas as atividades ao vivo.