segunda-feira, 12 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Português procurado por estupro no Reino Unido é preso no Brasil

16/05/2016
in Mundo

Um cidadão português foragido da justiça no Reino Unido e procurado pela Interpol, por violação de uma adolescente, foi preso no estado de Pernambuco, divulgou hoje a imprensa brasileira.
Cidadão português procurado pela justiça no Reino Unido é preso no Brasil
De acordo com o portal de notícias G1, a prisão aconteceu na quarta-feira, em Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana de Recife, e contou com a participação de agentes da Polícia Federal (PF), que atuam em parceria com a Interpol.
O detido, em conversa informal com os polícias brasileiros, negou o crime e alegou que o ato sexual teve consentimento da jovem.
Segundo informações do Governo do Reino Unido, em 2010, o português praticou um “ato libidinoso” com uma menor de 14 anos. Por isso, foi condenado em 2013 a 11 anos de prisão por violação de uma pessoa vulnerável.
O crime, de acordo com as autoridades britânicas, ocorreu a 06 de dezembro e acabou por ser revelado a partir do depoimento de um psicólogo.
O profissional informou a polícia depois de atender uma adolescente. A jovem relatou ao psicólogo que contou ter conhecido um rapaz na internet, que alegava ter 15 anos de idade.
Ao marcar um encontro, de acordo com o relato do psicólogo, a jovem descobriu que estava a relacionar-se com um adulto. A adolescente contou ao profissional que entrou no carro do português, onde ocorreu a violação.
O cidadão português, de 44 anos, chegou ao Brasil em 2012. Na altura, respondia ao processo em liberdade no Reino Unido, mas ao perceber que seria condenado e teria a prisão decretada, fugiu para o Brasil. Casou com uma pernambucana e vivia em situação legal no país.
A partir de informações da Europa, os agentes da PF em Pernambuco cruzaram dados e localizaram a residência do cidadão português.
Para capturar o português, a Justiça do Reino Unido enviou ao Brasil um pedido de prisão e extradição. O Ministério da Justiça concordou e o caso chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF).
No dia 26 de abril, o ministro Gilmar Mendes determinou o cumprimento do mandado de prisão. A captura do português foi comunicada aos consulados do Reino Unido e de Portugal.
A polícia brasileira levou o português para o Instituto de Medicina Legal (IML), em Santo Amaro, área central do Recife, para a realização de exame de corpo de delito.
O cidadão português está agora no Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, na região metropolitana do Recife, onde vai aguardar os trâmites legais para a extradição para o Reino Unido.
CSR // VM
Lusa/Fim
Fonte: Sapo PT

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: estuproportuguêsprisão

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.