segunda-feira, 12 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Prefeitura de Monte Negro abandona patrimônio histórico

23/05/2016
in Rondônia
Monte Negro, RO – Um ponto bastante conhecido da população de Monte Negro, o espaço “Cibrazém” foi construído no final dos anos 1970 pela antiga Coordenadoria de Desenvolvimento Agrícola de Rondônia (Codaron), ligada ao Governo federal. A obra era de responsabilidade do governador do Estado à época, coronel Jorge Teixeira, na Ditadura Militar.
A finalidade do espaço coberto era para armazenar produtos agrícolas. Este modelo de construção foi erguida em quase todos os distritos e povoados de Rondônia, que ainda era oficialmente chamada de Território Federal do Guaporé.
Naqueles tempos, não existiam casas e o galpão foi criado para dar início a um Núcleo Urbano de Apoio Rural (chamado de NUAR) Boa Vista. Depois, passou a ser somente Boa Vista, e hoje, Monte Negro.
Desde o final da década de 1980, a antiga Companhia Brasileira de Armazenamento (Cibrazem) acabou sofrendo um desmonte do Governo Federal, onde os galpões deixaram de ser locais para estocagem de alimentos. Nos anos 2000, a construção em Monte Negro passou a ser administrada pela Prefeitura como espaço multiuso.
Lá já foram organizadas feiras, casa do artesanato, instalação de telões, formaturas, casamentos, festas, shows de bandas nacionais, pois a cidade não possui um espaço coberto para realização de eventos de médio porte.
Uma das atividades mais marcantes do Galpão da Cibrazem foi a cerimônia de assinatura da ordem de serviço de asfaltamento da BR-421, ocorrido no primeiro mandato de Ivo Cassol, como governador do Estado, há 13 anos. Coincidentemente à época, o prefeito era Jair Miotto, pai do atual prefeito Júnior Miotto.
Abandono e omissão
Além da ferrugem e a oxidação que já comprometeram toda a estrutura, o espaço vem servindo apenas de morada para pombos (que podem transmitir centenas de doenças) e até de cemitério: a equipe de reportagem encontrou os restos mortais de um cachorro, como pode ser visto nas fotos.
Vândalos e bandidos se aproveitaram da falta de segurança no local e toda a fiação foi furtada. Os banheiros estão completamente sujos e depredados, uma verdadeira lástima com o patrimônio público.
O barracão faz (ou fazia) parte da história de Monte Negro, onde o passado e a cultura da cidade estão se perdendo pela ação do tempo e a omissão da Prefeitura que não cuida do local.
Outro lado
Entramos em contato na última quarta-feira (18), com a chefia de gabinete da Prefeitura de Monte Negro, mas até o fechamento desta matéria, já no sábado (21), ou seja, três dias depois, não houve resposta para nossos questionamentos sobre o Galpão da Cibrazém.
Fonte: Rondoniavip

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: Monte NegroRondonia

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.