Se você gosta de dormir, você vai se ofender com este provérbio. Se você é tentado a procrastinar, também não vai gostar dele. Se você for indisciplinado e tem fracos hábitos pessoais, você pode até mesmo ficar ofendido com o autor. Salomão identificou pessoas preguiçosas e indisciplinadas – e ensinou como identificá-las pela condição dos seus bens pessoais e profissionais.
Salomão observou os homens (Ec 1:12-18). Nosso provérbio de hoje faz parte do resumo a respeito de homens preguiçosos, que gostam de dormir (Pv 24:30-34). Homens tolos e indolentes pode ser o proprietário de campos e vinhedos (Pv 24:30), mas eles estão em estado de má conservação (Pv 24:31). Salomão aprendeu alguma coisa ao considerar as condições deles (Pv 24:32).
Os seus proprietários eram preguiçosos e gostavam de dormir. Ele observou pobreza e problemas chegando rápida e certamente (Pv 24:34). O homem que gosta de dormir e não se preocupar está afundando (Pv 20:4,13; 21:17). Se os preguiçosos olhassem para frente para ver a dor e a dificuldade que chegariam, eles talvez aplicariam um pouco mais de energia ao seu trabalho de hoje de forma a evitá-los! Mas os tolos não gostam de olhar para frente nem gostam de gastar suas energias!
Os campos e os vinhedos do homem preguiçoso mostram os seus pecados. Um estava tomado de ervas daninhas e o muro que os protegia estava caindo. A manutenção diária tinha sido negligenciada. Ervas daninhas e muros ruindo levam tempo. A destruição gradativa dos bens ativos ocorre ao longo de muitos dias gastos em dormir até tarde, tirando sonecas, ou praticando muitos jogos com uma bola.
Leitor! O que Salomão saberia a respeito da sua diligência, hábitos de dormir, autodisciplina, e jogos se olhasse o seu talão de cheque? Está em dia? O saldo controlado até nos centavos? Todos os registros informativos estão cuidadosamente registrados? Os extratos de alguns anos passados estão bem organizados e arquivados? Ou os seus registros financeiros estão tomados pelas ervas daninhas e destruídos?
Leitor! Você passou no teste do talonário de cheques? O que ele pensaria se olhasse na porta malas do seu carro? Se pedisse para ver o seu arquivo de certificados e de documentos? Verificando o lixo em sua garagem, seu porão, ou seu quarto de despejo? Quantas louças não lavadas em sua pia da cozinha? E qual é a idade média de sobras em sua geladeira? Misericórdia, Salomão!
Leitor! Você ainda se parece com um homem diligente? Que tal a sua escrita? O estado de seus créditos? A limpeza dos seus automóveis e de sua casa? Suas roupas e armários? Sua pontualidade? Seu currículo? Seu arquivo pessoal com o seu empregador? Seu conhecimento a respeito do mercado de trabalho? Seus certificados educacionais ou profissionais? Seus últimos exames? Sua reputação com a pessoa que pode lhe promover? Seu conhecimento do futuro dos seus negócios ou empregados? Sua reputação entre seus pares em sua profissão?
Qual é a cura? Faça agora algo que você ia fazer “mais tarde”, mesmo que seja alguma coisa pequena! Algumas pequenas vitórias podem ganhar uma guerra! Adote um hábito diário de fazer alguma coisa além do mínimo necessário, algo que você não fez diariamente no ano passado como, manter em bom estado a sua vida, sua casa, seus bens e sua busca profissional. Antes de dar o dia como terminado, faça uma coisa a mais para fazer com que todas as áreas de sua vida estejam em bom estado.
Como está o campo e o vinhedo de suas relações pessoais? Estão cuidadosamente limpas de ervas daninhas com um muro como barreira contra amarguras ou ressentimento? E o que dizer do seu conhecimento a respeito da palavra de Deus? Está em dia, bem organizado, aumentando e pronto para ser usado com aqueles que estão necessitados? E o que dizer a respeito de sua alma? As ervas daninhas ou pecados não confessados estão sendo criados ali? A parede de sua santidade interna está mantendo lá fora a impiedade? O Santo Espírito está satisfeito com aquilo que Ele vê? Ou está enlutado?
Escolha a diligência acima do sono e de levar a vida na flauta, para se livrar das ervas daninhas e manter os muros em cada área de sua vida! Pobreza e problemas podem entrar em qualquer área, portanto, efetue uma mudança hoje para proteger a si mesmo! O que é que você pode fazer agora mesmo para proteger a sua vida e a sua alma?
Folha Nobre - Desde 2013 - ©