Reduza a velocidade! A pressa é a inimiga da perfeição! E a pressa pode lhe envergonhar! Reduza a velocidade! Se você está em conflito com outra pessoa, não reaja apressadamente. Não saia correndo para agir. Acalme-se; se assenta; reduza a velocidade. Pense muito antes de agir, considere cuidadosamente todas as alternativas possíveis, ou você não verá o óbvio e será envergonhado pelo seu inimigo e fica sem saber o que fazer. Reduza a velocidade!
Conflitos e disputas são partes normais da vida em um mundo pecaminoso. Eles suscitam fortes paixões, e levam os homens a agirem precipitadamente. Querem corrigir a situação imediatamente, mas essa pressa num conflito pode facilmente deixa um homem exposto a uma reação mais inteligente por parte do seu adversário! O coração humano e sua exigência de pressa devem ser controlados (Pv 16:32).
Uma reação exaltada geralmente deixa a desejar. É melhor que o calor da paixão resfrie antes de planejar qualquer ação. A mente geralmente não está toda envolvida, quando o coração está disparado e as emoções estão fervendo. Deixe esfriar antes de fazer ou planejar qualquer coisa. “Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus.” (Tg 1:19-20).
Uma multidão de conselheiros gera prudência na guerra (Pv 20:18; 24:6). Que abençoada sabedoria! E não podem ser conselheiros quaisquer; precisam ser sábios, experientes e sóbrios. Eles deveriam ser terceiros que não estejam comprometidos, que podem pensar objetivamente e com sabedoria. Eles devem ter experiência em batalha, e não precisam ser amigos íntimos. A amizade cega os olhos e bloqueia os ouvidos e, por isso, busque conselheiros que não se inflamem junto com você.
Se você não for muito cuidadoso, pequenos conflitos poderão se agravar e se converter numa guerra maior (Pv 17:14). Responder tolamente sem a devida deliberação é a marca registrada do tolo, e tal reação geralmente merece uma punição (Pv 18:6). Forçar a ira trará ainda lutas maiores, tão certos como bater o creme para transformá-lo em manteiga (Pv 30:33). Reduza a velocidade!
Os reis vão para a batalha com cuidado. Jesus disse, “Ou qual é o rei que, indo para combater outro rei, não se assenta primeiro para calcular se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil? Caso contrário, estando o outro ainda longe, envia-lhe uma embaixada, pedindo condições de paz.” (Lc 14:31-32).
Se você já dormiu em cima de um conflito, com a mente voltada para o temor de Deus e ama a sabedoria, pela manhã você acordou com uma perspectiva muito diferente daquela com a qual você foi para a cama. Isto é sabedoria. Deixar algum tempo passar, sua paixão esfriou, sua mente teve tempo de eliminar emoções tolas, e o Espírito Santo pode lhe dirigir. Senhor, nos ajude.
Folha Nobre - Desde 2013 - ©