sábado, 10 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Dispensa do empregado próximo de se aposentar

30/05/2016
in Notícias

Coluna Direito Resumido – Na atual situação econômica do país, as empresas têm dispensado grande parte de seus funcionários sem realizar a devida reflexão sobre a legalidade e possibilidade das dispensas. Nesse contexto, surge em pauta um assunto de grande relevância tanto para a empresa como para o empregado que está prestes a aposentar: a estabilidade na dispensa pré-aposentadoria.
O trabalhador que está perto de concluir o prazo necessário para se aposentar poderá ter estabilidade de emprego por período de até dois anos, a depender da previsão da convenção ou do dissídio coletivo da categoria profissional a que pertence.
A estabilidade provisória pré-aposentadoria garante ao empregado que o mesmo não seja dispensado imotivadamente quando estiver próximo a completar o prazo necessário para se aposentar. Destaque-se ainda que a empresa também não pode dispensá-lo próximo ao período que garantirá a estabilidade apenas para não permitir ao empregado o direito à estabilidade.
Por exemplo, caso o empregado tenha estabilidade nos dois anos antes à data em que poderá se aposentar e a empresa o dispense dois meses antes dos dois anos, ou seja, dois anos e dois meses antes da data em que poderá se aposentar, o empregado também terá direito à estabilidade provisória pré-aposentadoria.
É importante que o empregado procure saber na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de sua categoria profissional se há a previsão de estabilidade pré-aposentadoria e quais são os requisitos para a mesma. O empregado deve estar atento para cumprir todos os requisitos previstos na cláusula, para não correr o risco de perder o seu direito.
Algumas convenções preveem que para que o empregado goze desse direito, o mesmo deva notificar por escrito à empresa que falta apenas aquele prazo de um ano, ou dois anos, conforme previsão da CCT, para que a empresa esteja ciente daquele fato e não o dispense. Caso haja esse requisito e o empregado não o cumpra, o mesmo poderá perder o direito à sua estabilidade.
Após exaurido o prazo para a estabilidade previsto na CCT, caso o empregado não se aposente, a empresa poderá dispensá-lo mesmo que imotivadamente, entretanto, pagando todos os seus direitos trabalhistas, normalmente.
Caso o empregado tenha cumprido todos os requisitos da CCT para ter direito à estabilidade pré-aposentadoria e seja dispensado imotivadamente dentro do prazo de estabilidade, o mesmo deve procurar um advogado de confiança para requerer judicialmente o seu direito à reintegração ao trabalho para que volte a trabalhar normalmente até o fim do prazo de estabilidade para se aposentar ou pedir a indenização do período da estabilidade.
O entendimento dos Tribunais segue nesse sentido, conforme pode-se verificar do julgado do TRT da 3ª Região a seguir colacionado:
ESTABILIDADE PRÉ APOSENTADORIA. Restou evidenciado nos autos que, por ocasião da ruptura contratual, contava o reclamante com o tempo de serviço exigido na cláusula convencional para obtenção da estabilidade pré-aposentadoria. Assim, revela-se ilegal a dispensa sem justa causa levada a efeito dentro desse interregno, fazendo o autor jus à reintegração no emprego. (TRT da 3.ª Região; Processo: 0001490-15.2014.5.03.0016 RO; Data de Publicação: 04/03/2016; Órgão Julgador: Primeira Turma; Relator: Maria Cecilia Alves Pinto; Revisor: Luiz Otavio Linhares Renault)
Para saber sobre a Convenção Coletiva de Trabalho de sua categoria entre em contato com o seu sindicato e solicite uma cópia.
Lorena Muniz e Castro Lage
OAB/MG 163.448
Advogada sócia no escritório Lage & Oliveira Sociedade de Advogados e pós graduanda em Direito Civil Aplicado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
[email protected]

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: Direito ResumidoLorena Muniz e Castro Lage

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.