quinta-feira, 15 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Autismo e medicamentos: quando é necessário

31/05/2016
in Artigos

O transtorno do espectro autista (TEA) ainda gera muitas dúvidas em pais e educadores. E uma das coisas que deixam familiares preocupados é sobre o uso de medicações. Outros ainda se perguntam sobre o porquê de casos de TEA terem o mesmo diagnóstico, porém com tratamentos tão diferentes.

Segundo o neuropediatra Dr. Clay Brites, da Neuro Saber, diz que esses questionamentos são normais. Por esse motivo, ele incentiva que os responsáveis sempre busquem o máximo de informações para saber tudo o que está envolvido no autismo.

O especialista cita que as principais questões levantadas no consultório pelos pais é se determinado medicamento irá fazer algum mal, se provocará modificações negativas permanentes, ainda se irá viciar ou dopar a criança e se isso irá mudar a personalidade.

  • É fundamental que os responsáveis entendam que cada caso possui sua particularidade. Por exemplo, alguns com TEA não precisam de medicação. Já outros, sim – relata Brites, que realizará curso gratuito dos dias 6 a 12 de junho durante a Semana Entendendo o Autismo. As aulas estarão disponíveis pelo site http://www.semanaentendendoautismo.com.br/.


O pediatra explica que é necessário compreender que o tratamento do Autismo é interdisciplinar e pode ser dividido em quatro eixos: intervenções psicossociais, intervenções desenvolvimentais, medicação e suporte educacional.  “Todos são fundamentais e variam de acordo com o perfil, tipo e intensidade dos sintomas autísticos da criança”. 

  • Por exemplo, a intervenção psicossocial permite adequar o comportamento do autista ao ambiente e corrigir disfunções no seu comportamento ajustando-o com o dos ambientes diversos – diz.  


Porém, a medicação, continua o profissional, é utilizada para melhorar comportamentos agressivos, estereotipais, hiperatividade, sintomas opositivos, distúrbios do sono, problemas alimentares, fobias e psicoses. Nem todas as crianças apresentam tais estereotipias. “No entanto, aqueles que apresentam essas características necessitam desse procedimento, pois serve para reduzir o excesso dessas atitudes” 

Atualmente, as medicações indicadas – Risperidona e Aripiprazol – são consagradas pelas evidências científicas, pelos consensos internacionais e pelo FDA americano, similar ao nosso Ministério da Saúde. Dr. Clay Brites fala que muitos realmente questionam o porquê do seu filho ser medicado. Por isso, é tão importante que compreendam detalhadamente os motivos e os benefícios observados.

Ele conta que, normalmente, os próprios pais revelam que a qualidade de vida melhora muito após medicar a criança. Dizem geralmente que há mais contato visual e que o autista consegue ficar mais focado nas atividades diárias entre outros. “Além de estabilizar o comportamento, a medicação, quando o caso necessita, aprimora a capacidade de atenção para as intervenções do fonoaudiólogo e da Terapeuta Ocupacional”.

  • Esses fatores melhoram a socialização, por exemplo, auxiliando que a família saia mais de casa para momentos de lazer e recreação. O que desejamos é permitir à criança dormir melhor e ficar mais flexível para as instabilidades das relações sociais do contexto escolar. Ou seja, ter uma vida melhor quando o transtorno impede isso – conclui.


Sobre Dr. Clay Bites
Um dos idealizadores do projeto Neuro Saber, Dr. Clay Brites é pesquisador e doutorando do Laboratório de Dificuldades e Distúrbios da Aprendizagem e Transtornos de Atenção (Disapre), da UNICAMP. Além disso, é professor do curso de pós-graduação de Neuropsicologia Aplicada à Neurologia Infantil na Unicamp e membro do Departamento de Neurologia da Sociedade Paranaense de Pediatria.

Serviço:
Semana Entendendo o Autismo
Data: dos dias 6 a 12 de junho
Aulas gratuitas pelo site http://www.semanaentendendoautismo.com.br/

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.