Passou de 14% para 32% o índice de aprovação das rodovias de Mato Grosso no último ano. Segundo o Anuário CNT do Transporte, divulgado esta semana pela Confederação Nacional de Transportes, dos 4.640 quilômetros avaliados em 2015, 1.840 quilômetros foram classificados como “ótimo” ou “bom”. Em 2014, apenas 676 quilômetros receberam essa classificação.
Trata-se do melhor resultado para o Estado desde 2005, quando o levantamento foi iniciado. O estudo acompanha a evolução da qualidade e da quantidade de estradas.
Entre os critérios avaliados pela pesquisa estão pavimento, sinalização e geometria da via, que integra aspectos estruturais da rodovia. Em todos eles houve uma evolução significativa de 2005 para 2015. A sinalização foi o item que mais apresentou melhorias, passando de 842 para 2.510 quilômetros considerados “ótimo” ou “bom”. A avaliação positiva do pavimento passou de 780 para 2.009 quilômetros e a da geometria de 473 para 1.302 quilômetros.
Neste período, principalmente de 2013 a 2015, a principal mudança no sistema rodoviário em Mato Grosso foi a concessão de 850 quilômetros de rodovia da BR 163 / BR-364 / BR-070 para a iniciativa privada. Desde 2014, a Concessionária Rota do Oeste já investiu R$ 1,4 bilhão na duplicação, manutenção, recuperação e sinalização da BR 163. No total dos primeiros cinco anos de concessão serão aportados R$ 3,9 bilhões para garantir a transformação total da via.
O investimento se materializou em diversas melhorias, como a recuperação funcional (pavimento, sinalização e limpeza da faixa de domínio) e a manutenção dos 450 quilômetros que estão sob sua responsabilidade, com ênfase na Rodovia dos Imigrantes e no trecho entre o Posto Gil e Nova Mutum.
Em setembro de 2015, a Rota do Oeste também assumiu a recuperação do trecho de 108 quilômetros da BR-364, de Várzea Grande a Rosário Oeste, e passou a ser responsável pela conservação de 174 quilômetros da BR-364, de Rondonópolis a Cuiabá por nove meses. Em março de 2016, foram entregues 117 quilômetros de pista duplicada da divisa com Mato Grosso do Sul a Rondonópolis. A empresa oferece ainda serviços de atendimento ao usuário 24 horas por dia, sete dias por semana em todos os 850 quilômetros sob concessão.
Os investimentos foram fundamentais para melhorar as condições da rodovia, como aponta o anuário. Essa evolução já havia sido demonstrada pela Pesquisa CNT de Rodovias, que constatou que a BR-163 em Mato Grosso deixou de ser considerada “regular” e passou a ser classificada como “boa” nos trechos em que a Rota do Oeste atuou entre 2014 e 2015.