sexta-feira, 9 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Atentado em Istambul deixa ao menos 11 mortos e 36 feridos

07/06/2016
in Mundo

atentado-em-istambul-deixa-ao-menos-11-mortos-e-36-feridos540x304_63405aicitono_1aklkct5os5a3tqj8c2pvi1laPelo menos onze pessoas morreram e outras 36 ficaram feridas durante a explosão de um carro-bomba nesta terça-feira ao lado de um ônibus policial que circulava no centro histórico de Istambul, na Turquia. O atentado aconteceu às 8h40 locais (03h40 de Brasília), quando o veículo com os agentes circulava perto de um ponto de ônibus no bairro de Beyazit Vezneciler, nas proximidades de uma universidade e de lugares de interesse turístico na parte europeia da cidade.

Aparentemente, o carro-bomba foi ativado por controle remoto. A emissora CNN Türk relatou que três dos 36 feridos estão em estado crítico. No local do atentado, os danos foram consideráveis, com vários veículos carbonizados e o ônibus policial parcialmente destruído. Muitos estabelecimentos comerciais e edifícios nos arredores foram evacuados.

O presidente Recep Tayyip Erdogan responsabilizou o grupo armado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) pelo atentado. “Os terroristas não dormem”, disse Erdogan à imprensa após visitar vários feridos em um hospital de Istambul. “Não é uma novidade que a organização terrorista [como se costuma referir ao PKK] estenda seus ataques às cidades”, acrescentou. “Os atentados têm como alvo aqueles que trabalham pela segurança do povo. Vamos lutar contra o terrorismo até o final”, completou.

A Turquia se encontra em estado de alerta por ameaça terrorista e Istambul foi cenário este ano de dois atentados suicidas atribuídos ao Estado Islâmico em pontos turísticos, que deixaram quinze mortos. Em março, um atentado suicida com carro-bomba do grupo armado Falcões pela Liberdade do Curdistão (TAK, sigla em curdo), perto de um ponto de ônibus em Ancara, causou 37 mortes e mais de 100 feridos.

O TAK também reivindicou a autoria de um atentado em fevereiro contra um comboio militar no centro de Ancara, com um carro-bomba conduzido por um suicida que causou 28 mortes. O grupo armado se apresenta como uma cisão radical do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, sigla em curdo), a guerrilha curda da Turquia, e reivindicou a autoria de diversos ataques e atentados contra civis desde 2004. O governo turco e vários analistas consideram o TAK simplesmente uma “marca subsidiária” do PKK, utilizada para reivindicar atentados que poderiam manchar a imagem da guerrilha, por exemplo, quando causam a morte de civis.
Fonte:Veja

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: atentadoferidosIstambulmortos

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.