quarta-feira, 14 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Evangélica decide futuro de Cunha no Conselho de Ética

09/06/2016
in Brasil, Religião

A deputada federal Tia Eron (PRB-BA) tem sua trajetória política ligada à Igreja Universal. Seu mandato é focado, sobretudo, na luta em defesa dos direitos da mulher e da igualdade racial. Contudo, passou a ser figura decisiva nos últimos dias por fazer parte do Conselho Ética da Câmara, que pode cassar o mandato de Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Detentora do voto que pode dar ao presidente afastado apenas uma suspensão de três meses por ter mentido na CPI. Ela faltou à audiência desta semana, o que causou um novo adiamento do caso. Segundo O Globo, seus aliados afirmam que o voto dela será decidido por Marcos Pereira, pastor licenciado da IURD e aliado de Cunha.

“A atuação dela sempre foi vinculada à Igreja Universal. O voto não é dela, é do Marcos Pereira. O que ele mandar, ela vai fazer. Por ela, ela não votaria a favor de Cunha, mas a informação é que o Marcos Pereira entrou nisso”, afirmou uma liderança política baiana.

Já o líder do PRB na Câmara, o deputado Márcio Marinho (BA), negou que haja interferência da sigla sobre a parlamentar. Insiste que ela está livre para definir seu voto. “A decisão será de foro íntimo da deputada Tia Eron. O partido a liberou para votar como ela quiser”, asseverou.

Curiosamente, Tia Eron é integrante da bancada evangélica, assim como Marcos Rogério (DEM/RO), relator do processo que investiga Cunha. Seu parecer, apresentado dia 1, pede a cassação do mandato do peemedebista. Para Rogério, Cunha quebrou o decoro parlamentar ao mentir à CPI da Petrobras que não possuía contas no exterior. O fato foi posteriormente provado, o que gerou o pedido de cassação.

Trajetória

Eronildes Carvalho frequenta os cultos da igreja desde criança, acompanhando a mãe. Posteriormente, tornou-se professora da Escola Bíblica Infantil, onde passou a ser conhecida como “tia Eron”. O apelido foi incorporado ao nome político.

Seu trabalho social na igreja, em bairros pobres de Salvador, a motivaram a entrar na vida política. Seu primeiro mandato foi de vereadora na capital baiana em 2000, pelo extinto PFL. Foi reeleita três vezes, a última delas pelo PRB.

Além de deputada federal, Tia Eron cursa Direito na Faculdade Batista Brasileira. Aos 44, é viúva há mais de dez anos. Em entrevista ao GLOBO, em novembro do ano passado, afirmou que uma das coisas que marcaram sua trajetória foi o assédio sexual sofrido por ela ao tentar reativar a Comissão Temporária de Combate à Discriminação Contra a Mulher, na Câmara Municipal de Salvador.

Fonte: Gospel Prime

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: Eduardo Cunha

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.