O Vaticano anunciou nesta quinta-feira que o Papa Francisco irá visitar o campo de concentração nazista de Auschwitz durante sua visita à Polônia no dia 29 de julho. Os dois antecessores do atual pontífice, Papa Bento XVI e Papa João Paulo II, também visitaram o local durante o pontificado.
A visita do Papa acontecerá durante sua viagem para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na Cracóvia. Em 2013, o religioso visitou o Brasil também para participar da JMJ, que aconteceu no Rio de Janeiro.
As forças nazistas estabeleceram o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau durante a Segunda Guerra Mundial na cidade de Oswiecim, no sul da Polônia, a cerca de 70 km da Cracóvia. Entre 1940 e 1945 o local se converteu em um complexo de barracas, oficinas, câmaras de gás e crematórios, onde cerca de 1,5 milhões de pessoas, a maioria delas judeus, foram executadas. Em janeiro de 1945, o exército vermelho da União Soviética libertou o campo da dominação nazista.
Durante a visita a uma sinagoga em Roma, em janeiro deste ano, o Papa Franciso pediu aos católicos que condenem o antissemitismo e afirmou que o holocausto, no qual 6 milhões de judeus foram assassinados, deveria lembrar a todos que os direitos humanos devem ser defendidos com “vigilância máxima”. A pregação do pontífice foi feita um mês após o Vaticano emitir um documento que dizia que os católicos não deveriam tentar converter os judeus.
Fonte:Oglobo