El Chavo del Ocho, série de TV mexicana que ganhou adaptações em desenho animado, faz, nesta terça-feira (20), 45 anos.
Em comemoração ao aniversário do seriado, Turma do Chaves, como é conhecido no Brasil, ganhou um Doodle Google.
Chaves e outros personagens marcaram a infância de muitos brasileiros e garantiram o sucesso do programa, tanto pelo elenco composto por grandes atores como o seu criador Roberto Gómez Bolaños, o Chespirito, quanto por histórias divertidas para telespectadores de todas as idades.
Os episódios, que trazem um personagem órfão e seus amigos entrando e saindo de aventuras, fez milhões de fãs por toda a América Latina e são exibidos até hoje, fazendo rir crianças e adultos.
Conheça o Chaves Kart, jogo de corrida com os personagens da série
A homenagem do Google traz uma ilustração animada com os personagens Kiko (Carlos Villagrán), Pópis (Florinda Meza), e o protagonista Chaves (Roberto Bolaños).
Além desses, a série também tinha mais pessoas em seu elenco: Seu Madruga (Don Ramón), Dona Florinda (Florinda Meza) e Dona Clotilde, a Bruxa do 71 (Angelines Fernandéz), Chiquinha (María Antonieta Nieves), Professor Girafales (Rubén Aguierre), e Dona Edwiges, a Louca da Escadaria (Janet Arceo), são algum deles.

No dia 20 de junho de 1971, foi ao ar pela primeira vez a esquete humorística criada por Bolaños. Fruto de trabalhos anteriores do ator na televisão mexicana, El Chavo del Ocho foi uma das séries televisivas e maior sucesso do México, repetindo a sua repercussão em outros países da América-Latina, incluindo o Brasil.
A série tem centenas de episódios e foi produzida pela Televisión Independiente de México, que posteriormente passou a se chamar Televisa. O autor e ator principal da série, Roberto Gomez Bolaños, morreu em 2014, Cancún, no México, onde passou os últimos anos de sua vida, causando comoção nos fãs em todo o mundo.
Turma do Chaves – Personagens
Os personagens criados por Bolaños são carismáticos e cada um tem uma personalidade bem distinta. Isso foi um dos ingredientes para o enorme sucesso da série. Chiquinha (La Chilindrina) é uma das amigas de Chaves (Chavo) e filha de Seu Madruga (Don Ramón), que sempre leva uns tapas de Dona Florinda (Donã Florinda). A senhora é mãe de Quico, um garoto de nove anos altamente mimado e metido a riquinho. Todos são amigos de Chaves ou convivem com o personagem diariamente, na famosa “Vila do Chaves”.
Também no núcleo principal da série, há Dona Clotilde (Donã Clotilde), conhecida como “Bruxa do 71”. O apelido foi dado pelas crianças, por acharem que ela é bruxa e o número 71 é referência ao número da sua casa.
No núcleo da escola frequentada pelas crianças, há ainda o Professor Girafales (Profesor Jirafales), que nutria um romance com Dona Florinda. O ator morreu na última sexta-feira (17), aos 82 anos, por causa de uma pneumonia.

O Senhor Barriga (Señor Barriga), interpretado por Édgar Vivar, é o dono da vila e faz o papel de uma espécie de vilão. Mensalmente, vai cobrar o aluguel dos moradores, mas sempre leva umas pancadas do Chaves que, desastrado, acaba derrubando objetos no senhorio. Barriga tem um filho, chamado Nhonho (Noño), que curiosamente também é vivido pelo mesmo ator. Estes são os personagens principais da série, mas há outros personagens secundários, como o Jaiminho, Godinez e Paty.
A morte de Bolaños
Por se tratar de uma série de mais de 40 anos, é natural que a maioria dos atores já tenham falecido. Um dos primeiros a deixar os fãs foi Ramón Valdez, que interpretou o Seu Madruga, que morreu em 9 de agosto de 1988. Anos depois vieram a falecer também Angelina Fernandfes (Dona Clotilde), Raul Padilha (Jaiminho) e Horácio Gomez Bolaños (Godinez).
Em 2014, o criador da série, o icônico humorista Roberto Gomez Bolaños também veio a falecer, causando comoção mundial. Por último, o nosso querido Professor Girafales (Rubén Aguirre) também deixou o mundo um pouco mais triste.
Do elenco principal, ainda estão vivos Maria Antonita de las Nieves, que interpretou a Chiquinha; Édgar Vivar, que interpretou o Seu Barriga e o Nhonho; Florinda Meza, que fez o papel da Dona Florinda e Carlos Villagrán, que interpretou o Quico.
Fonte: Tecthudo