segunda-feira, 7 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Estado Islâmico e a destruição da História

22/06/2016
in Mundo, Religião
By Fulvio Spada (https://www.flickr.com/photos/lfphotos/5198115876/) [CC BY-SA 2.0], via Wikimedia Commons

Artigo publicado no jornal Alagoas em Tempo, edição de 20 a 26 de junho/2016 | Ano 10 – Nº 733.

Marcos Antonio Fiorito *

Destruir um templo historicíssimo construído por povos da antiguidade, em nome da religião maometana, alegando combate à idolatria, é algo que nos reporta a tempos de franca obscuridade cultural e intolerância. Sem contar que não são templos em atividade, são apenas relíquias do passado, que nos ajudam a contar melhor a história da civilização.

Lamentavelmente, é algo que se tornou habitual para os militantes do Estado Islâmico. Como se fosse preciso destruir a História para que o passado não sirva de ameaça ao quiçá triunfo da religião maometana, num futuro próximo.

Entre os lugares históricos que já foram alvos da ira terrorista, conta-se o Templo de Baalshamin, na cidade de Palmira, na Síria, que data do século II da era cristã: Dura Europos, cidade na fronteira da Síria com o Iraque, local que teve especial importância no século III a.C.: a cidade de Mari (séc. XXX a.C), um dos nichos arqueológicos mais importantes da fronteira Síria com o Iraque; o mosteiro do mártir Santo Elian de Homs, local de peregrinação dos cristãos. Também a cidade de Apameia foi terrivelmente saqueada e destruída. Atacaram as ruínas da antiguíssima cidade de Nínive, o mesmo fizeram com Hatra, construída pelo Império Selêucida. Explodiram a biblioteca de Mossul, pulverizando documentos importantíssimos da história árabe e devastaram as ruínas de Nimrud, construída há 32 séculos.(1) Paremos por aqui…

O certo é que o prejuízo cultural e arqueológico são imensos e incalculáveis. São patrimônios da humanidade que se perdem para sempre, não há como recuperá-los, como as muralhas de Nimrud, destruídas pelo Estado Islâmico com tratores, escavadeiras e explosivos.

Contemplando o que restou de uma cidade como Palmira, tem-se a sensação de que com ela também morreu parte da identidade histórica da humanidade, pois o mundo conserva os resquícios do passado para compreender com mais exatidão o seu presente e projetar melhor o seu futuro.

Os monumentos da antiguidade que chegaram heroicamente até nós — resistindo a terremotos, furacões e guerras — são como testemunhas do tempo, que atestam a existência de povos e culturas extintas, assentados majestosamente sobre os seus alicerces, como as pirâmides do Egito e o Coliseu de Roma. São obras que confirmam maravilhosamente a narrativa dos historiadores.

Destruir os marcos preciosos da história é o mesmo que apagar o passado, pelo menos em parte, condenando a humanidade a permanecer sem memória. Assemelha-se ao que disse o grande orador romano Marco Túlio Cícero, quando assinalou que “não saber o que aconteceu antes do teu nascimento, seria para ti a mesma coisa que permanecer criança para sempre”.

Estamos assistindo a uma destruição que só é comparável à devastação dos bárbaros na época do Império Romano. Aquela gente, com suas hordas furiosas, derribou construções imponentes e assolou cidades majestosas que, outrora, fizeram a glória dos senhores do mundo.

Quando nos deparamos com tanta selvageria, crueldade e ignorância, somos tentados a dar razão ao poeta irlandês James Joyce, cuja opinião é de que “a História é um pesadelo do qual tentamos acordar”.

(1) Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2016/01/13-locais-historicos-destruidos-pelo-estado-islamico.html

  • O autor é teólogo e redator católico

(Autoriza-se reprodução do artigo com citação do autor.)

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.