sábado, 26 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Frente em Defesa dos Portos apresenta ao Ministro dos Transportes proposta para reestruturar o setor

22/06/2016
in Brasil

IMG_7286Nessa terça-feira (21), a Frente em Defesa dos Portos, Hidrovias e Navegação do Brasil se reuniu com o ministro dos Transportes, Maurício Quintela Lessa (PR), para apresentar propostas de aperfeiçoamento a Lei dos Portos e a desburocratização do setor.

Com o apoio de autoridades portuárias delegadas, o presidente da Frente, deputado Marcos Rogério (DEM), explicou que as mudanças possibilitam mais autonomia dos portos, e com isso, mais geração de emprego e renda, além de potencializar as exportações.

“Nesse momento de crise, o setor privado é uma boa alternativa para movimentar a economia do país, sem a necessidade de aporte de recursos por parte do governo”, explicou Marcos Rogério.

Atualmente, o setor é engessado e todas as ações de planejamento e gestão são centralizadas em Brasília, na figura da Secretaria de Portos e da Agência Nacional de Transportes Aquaviário. A Frente aponta, no entanto, que a centralização não causou o efeito positivo desejado, de dinamismo e agilidade nos processos de arrendamentos e investimentos no setor portuário.

Os representantes das autoridades portuárias pedem ao governo federal a edição de uma norma que possibilite que o processo de arrendamento das áreas disponíveis nesses portos seja feito na própria autoridade portuária, sob a supervisão da SEP e Antaq.

“As autoridades portuárias aqui delegadas, querem a retomada da autonomia da gestão, garantindo o planejamento e administração completa incluindo os projetos de investimentos nas estruturas atuais e futuras, desenvolvendo o emprego e contribuindo no desenvolvimento do país”, resumiu Francisco Leudo Buriti, presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia.

Ainda na visão das autoridades portuárias, o atual modelo centralizador da gestão e exploração dos portos é antagônico com os demais modelos mundiais. “Em lugar nenhum no mundo os portos são centralizados dessa forma. Em países em que há descentralização e investimentos do setor privado, os portos são mais efetivos e geram mais renda”, concluiu Casemiro Tércio Carvalho, CEO do Porto São Sebastião.

Texto e foto: assessoria

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.