O Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) de Rondônia anunciou que uma nova ponte será construída sobre o Rio Jamari, na BR-421, em Ariquemes (RO), a cerca de 200 quilômetros de Porto Velho.
A construção em mão dupla, divulgada na última quinta-feira (16), visa melhorar o fluxo de veículos para o acesso aos demais municípios na região do Vale do Jamari.
A obra é orçada em R$ 6 milhões e a previsão é de que inicie em até 90 dias, segundo o DER.
Construída há mais de 30 anos, a atual ponte causa alguns transtornos diariamente no tráfego por possuir apenas uma pista, os veículos tendem a esperar na cabeceira da ponte para prosseguir a travessia. A ponte permite acesso aos municípios de Monte Negro, Buritis e Campo Novo de Rondônia e o que conta, no momento da travessia, é a paciência.
“Muitas vezes chego a esperar de 10 a 15 minutos para o trânsito contrário passar e poder atravessar, é sempre um transtorno”, conta Isidoro Ferreira Nunes.
Já para Paulo Barros de Almeida, a pista em mão única, além de atrapalhar o tráfego, oferece diversos perigos a quem necessita utilizá-la. “Por ser só uma pista causa muito perigo a todos, por ser uma rodovia de grande fluxo já deveria ter sido duplicada há muito tempo”, declara.
Ao G1, o assessor de comunicação do DER, Nilton Nascimento, relatou que o projeto de construção está nas mãos de uma empresa que analisa todos os procedimentos da obra e após este passo, será encaminhado para instaurar uma licitação. “Creio que em até 15 dias a empresa finalize o projeto e nos devolva, para dar início ao processo licitatório e executar a obra, o que deve acontecer em 90 dias”, estipulou.
A nova ponte terá uma extensão de 120 metros e 11,2 metros de largura.
A obra custará R$ 6 milhões e será construída ao lado da atual ponte, que passará ao uso dos pedestres e dos ciclistas.
Fonte: G1