segunda-feira, 19 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Esclareça suas principais dúvidas sobre a meningite

23/06/2016
in Saúde

download (4)Selecionamos as principais dúvidas sobre meningite e esclarecemos com o neurologista Paulo Christos, coordenador do departamento científico de neurociência da Academia Brasileira de Neurologia. Confira:

Afinal, existe mais de um tipo de meningite?

Sim, existem muitos tipos de meningite. Para começar, a meningite pode ser infecciosa ou não infecciosa. As meningites infecciosas são as mais comuns e são causadas por vírus e bactérias.

Existem vacinas para prevenir a meningite?

Existem vacinas para a prevenção de algumas meningites causadas por bactérias. “Há vacinas para dois tipos de meningites infecciosas em decorrência das bactérias meningococo e hemófilo”, explica o neurologista Paulo Christos.
Também há vacina para a meningite em decorrência da bactéria pneumococo. “Porém esta não é especifica para casos de meningite, mas sim para o agente em si, que também causa doenças como a pneumonia”, explica Paulo Christos.

Qual é a diferença entre as meningites virais e bacterianas?

Além da diferença principal, uma é causada por uma bactéria e outra por um vírus, as meningites bacterianas costumam ser mais graves do que as virais. “Ambas inflamam o mesmo local só que em níveis diferentes”, observa Paulo Christos. Além disso, a forma de tratamento varia de acordo com o agente que causou a meningite.

Existem outras formas de prevenir a meningite além das vacinas?

Algumas meningites podem ser transmissíveis e outras não. Por isso, quando alguém é diagnosticado com meningite é importante evitar o contato até se descobrir qual é o agente que está causando esta doença. Caso seja um tipo de meningite transmissível, deve-se continuar evitando o contato, mas se for uma meningite não transmissível o contato pode ser retomado sem problemas. “Algumas meningites podem ocorrer em decorrência de uma sinusite ou de uma infecção de ouvido não tratadas, portanto também é importante tratar corretamente estas doenças”, destaca Paulo Christos.

Se a pessoa teve meningite uma vez, ela pode ter de novo?

Sim. “Ao contrário de doenças como a catapora, ter meningite uma vez não significa que a pessoa não terá de novo”, observa Paulo Christos.

Quais podem ser as sequelas da meningite?

A meningite pode ter uma série de sequelas, sendo que as principais são problemas auditivos, visuais, motores, cognitivos e até epilepsia.

Quais os riscos de morte em decorrência da meningite?

O risco de morte vai variar de acordo com o tipo de meningite e com a idade e situação de saúde do paciente. As meningites bacterianas costumam ter uma mortalidade maior. Bebês, idosos, pacientes com doenças crônicas não controladas e pacientes imunodeprimidos. “Para se ter uma ideia, a meningite pneumocócica é uma das mais graves e tem uma mortalidade média de 20%, já a meningocócica tem a taxa de mortalidade de 10%”, afirma Paulo Christos.

Fonte: Minhavida.com.br

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: CasosCriançasMeningite

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.