O XLIII Encontro do Colégio Permanente de Diretores das Escolas Estaduais da Magistratura (COPEDEM) ocorrido em Florianópolis–SC, de 16 a 18 de junho, reuniu representantes de Escolas de Magistratura de todo país. Rondônia teve como representantes o vice-diretor da Emeron, juiz Guilherme Baldan, e do diretor administrativo Miguel de Lima. A abertura oficial, na noite de quinta-feira, 16, se deu com o pronunciamento do desembargador Antônio Rulli Junior, presidente do Colégio.
Para ele o Encontro cumpriu com um dos seus objetivos que é a defesa dos princípios, prerrogativas, independência e funções institucionais de todas as Escolas Estaduais, voltadas para a formação e aperfeiçoamento de magistrados.
O Encontro reuniu diversas conferências que abordaram temas de interesse para a educação judicial, dentre eles, a “Pós-Graduação de Magistrados e Servidores no PJSC”, tema da palestra proferida pelo desembargador Luiz Cezar Medeiros, diretor-executivo da Academia Judicial de SC, palestrou na tarde de sexta-feira, 17.
Medeiros discorreu sobre a política adotada pelo Judiciário catarinense de privilegiar a aplicação de recursos no processo contínuo de capacitação e aperfeiçoamento tanto de magistrados quanto de servidores. Ilustrou seu discurso com dados estatísticos que bem comprovam a diretriz seguida pelas últimas gestões do Tribunal de Justiça. “Nos últimos três anos tivemos 10 magistrados que alcançaram o título de Doutor e mais 43 que completaram cursos de Mestrado”, exemplificou. Destacou ainda que, neste momento, existem 17 juízes doutorandos e 35 mestrandos.
Em Rondônia a situação é parecida, conforme esclareceu o vice-diretor da escola Guilherme Baldan. ” A formação continuada é política instituída pela Poder Judiciário de Rondônia e a Escola se instrumentaliza da melhor maneira para cumprir esse papel”, disse. Baldan ressaltou que em 2005 a Emeron foi pioneira ao oferecer, por meio de convênio com a Fundação Getúlio Vargas, duas turmas de MBA em Poder Judiciário, além de um Mestrado Profissionalizante em Poder Judiciário, sendo o primeiro do Brasil nessa área. A iniciativa foi adotada pela Enfam para a realização nas demais Escolas de Magistratura. Em continuidade ao processo formativo ofertado aos magistrados, hoje há 12 magistrados cursando doutorado por meio de convênio estabelecido entre a Emeron e a Faculdade Católica de Rondônia (FCR), sendo seis no curso de Doutorado em Ciências Jurídicas e seis no Doutorado em Ciências Políticas.
O Copedem foi encerrado no sábado, 18, quando foi divulgado um documento com as principais deliberações adotadas de forma consensual pelos diretores de escolas estaduais da magistratura de todo o país.
Fonte:TJ/RO