domingo, 11 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Encontro do Colégio de Diretores de Escola da Magistratura é realizado em Florianópolis

24/06/2016
in Santa Catarina

encontro-do-colegio-de-diretores-de-escola-da-magistratura-e-realizado-em-florianopolis540x304_89515aicitono_1am155ng01t531qvi1f0218gv7kjaO XLIII Encontro do Colégio Permanente de Diretores das Escolas Estaduais da Magistratura (COPEDEM) ocorrido em Florianópolis–SC, de 16 a 18 de junho, reuniu representantes de Escolas de Magistratura de todo país. Rondônia teve como representantes o vice-diretor da Emeron, juiz Guilherme Baldan, e do diretor administrativo Miguel de Lima. A abertura oficial, na noite de quinta-feira, 16, se deu com o pronunciamento do desembargador Antônio Rulli Junior, presidente do Colégio.

Para ele o Encontro cumpriu com um dos seus objetivos que é a defesa dos princípios, prerrogativas, independência e funções institucionais de todas as Escolas Estaduais, voltadas para a formação e aperfeiçoamento de magistrados.

O Encontro reuniu diversas conferências que abordaram temas de interesse para a educação judicial, dentre eles, a “Pós-Graduação de Magistrados e Servidores no PJSC”, tema da palestra proferida pelo desembargador Luiz Cezar Medeiros, diretor-executivo da Academia Judicial de SC, palestrou na tarde de sexta-feira, 17.

Medeiros discorreu sobre a política adotada pelo Judiciário catarinense de privilegiar a aplicação de recursos no processo contínuo de capacitação e aperfeiçoamento tanto de magistrados quanto de servidores. Ilustrou seu discurso com dados estatísticos que bem comprovam a diretriz seguida pelas últimas gestões do Tribunal de Justiça. “Nos últimos três anos tivemos 10 magistrados que alcançaram o título de Doutor e mais 43 que completaram cursos de Mestrado”, exemplificou. Destacou ainda que, neste momento, existem 17 juízes doutorandos e 35 mestrandos.

Em Rondônia a situação é parecida, conforme esclareceu o vice-diretor da escola Guilherme Baldan. ” A formação continuada é política instituída pela Poder Judiciário de Rondônia e a Escola se instrumentaliza da melhor maneira para cumprir esse papel”, disse. Baldan ressaltou que em 2005 a Emeron foi pioneira ao oferecer, por meio de convênio com a Fundação Getúlio Vargas, duas turmas de MBA em Poder Judiciário, além de um Mestrado Profissionalizante em Poder Judiciário, sendo o primeiro do Brasil nessa área. A iniciativa foi adotada pela Enfam para a realização nas demais Escolas de Magistratura. Em continuidade ao processo formativo ofertado aos magistrados, hoje há 12 magistrados cursando doutorado por meio de convênio estabelecido entre a Emeron e a Faculdade Católica de Rondônia (FCR), sendo seis no curso de Doutorado em Ciências Jurídicas e seis no Doutorado em Ciências Políticas.

O Copedem foi encerrado no sábado, 18, quando foi divulgado um documento com as principais deliberações adotadas de forma consensual pelos diretores de escolas estaduais da magistratura de todo o país.
Fonte:TJ/RO

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: FlorianópolisSeminário

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.