Para que uma empresa possa cumprir seu papel social, é necessário que os administradores tomem decisões baseadas no bem comum. Como a finalidade de qualquer empresa é prosperar, o lucro também não deverá ser deixado de lado, mas certamente deverá ser visto como uma consequência, e não prioridade.
No entanto, o objetivo de sucesso financeiro de uma empresa só deve ser entendido como legítimo se ela cumpre seu papel de geradora de empregos que suprirá as necessidades básicas dos indivíduos, garantindo-lhes uma existência digna.
Pode-se afirmar que uma empresa criada levando em consideração a maneira como suas atividades podem impactar positivamente a sociedade em que está inserida, gerando empregos e fomentando o mercado, é uma instituição valorizada.
A função social da empresa não é definida por ações voluntárias beneficentes
Mais do que meras ações voluntárias beneficentes esporádicas ou sazonais, pois muitas dessas ações voluntárias têm o único objetivo de marketing, a função social da empresa será cumprida se os seus produtos tiverem uma relação com os interesses da comunidade, tanto na produção como na distribuição, fazendo circular capital.
As empresas precisam ter em mente que o sucesso de suas atividades não depende apenas do esforço de seu quadro diretivo e de funcionários. Elas dependem, fundamentalmente, de consumidores de seus produtos ou serviços e de fornecedores para que possam manter a produção.
Portanto, a importância do meio ao qual a empresa faz parte deve ser de interesse prioritário desta.
Atentar-se ao meio ambiente, criar programas sociais que integrem a empresa e a comunidade, promover ou patrocinar obras que beneficiem a todos, inclusive a ela mesma, são atitudes que mostram respeito e gratidão mútuos.
Dessa forma, o lucro se torna uma consequência de todas as benfeitorias e da valorização que a organização passa a receber do coletivo.
A função social da empresa e o meio ambiente
Além de suas funções comerciais, conforme mencionado, a empresa deve ter atuação ativa na preservação do meio ambiente.
O que acontece é que as atitudes individualistas com o objetivo de buscar maiores lucros ocorrem com frequência. Portanto, o Estado deverá fiscalizar e cobrar tais empresas para que possuam mais responsabilidade ambiental, com a finalidade de preservar e proteger o meio ambiente.
A função social da empresa e a comunidade
É uma consciência geral que as empresas que se preocupam com o meio ambiente e que promovem melhorias à comunidade são mais valorizadas pelos consumidores.
O contrário também é verdadeiro: quanto maior o impacto negativo de uma empresa no meio ambiente, pior sua relação com a comunidade.
Isso indica que os laços entre essas duas entidades estão cada vez mais estreitos. Portanto, atuar para o bem-estar geral da comunidade promovendo melhor qualidade de vida para todos aumentam a credibilidade da empresa perante aos olhos da sociedade.
Dessa maneira, a função social da empresa é realizada de forma plena e satisfatória a todos.
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