PF e Receita Federal no Aeroporto Internacional de São Paulo em Guarulhos apreenderam no fim de semana, (2 e 3/jul), 26 Kg de drogas resultando na prisão de 5 passageiros de vôos internacionais.
Foram presos 4 homens e 1 mulher.
No sábado, (2), ocorreram duas prisões, a primeira foi de um homem chinês de 25 anos de idade com 9 Kg de cocaína distribuída em 4 pacotes que estavam escondidos dentro de fundos falsos de sua mala.
A droga foi localizada por servidores da Receita Federal que acionaram os policiais.
Com outro homem, um nigeriano de 33 anos de idade que ingressou no Brasil beneficiado pela Lei do Refúgio, foram apreendidos mais de 3 Kg de cocaína em fundos falsos de uma mochila e dentro de bolsas femininas.
A droga foi localizada através do raio-x no setor de inspeção de bagagens de mão.
Na manhã de domingo, (3), servidores da Receita Federal executavam a inspeção de 100 % dos passageiros e bagagens de um voo procedente do Panamá e localizaram dentro das bagagens de um homem espanhol dois volumes ocultos, contendo substância suspeita, em bolsos falsos de uma calça jeans.
Os policiais foram acionados e, após realização da perícia, ficou constatada que a substância líquida era cocaína cujo peso somou mais de 3 Kg. Momentos após a prisão do espanhol, em voo procedente de Zurique na Suiça, um brasileiro de 24 anos foi selecionado por servidores da Receita Federal nos canais “nada a declarar” e teve sua mala submetida ao raio-x sendo localizada substância oculta em fundos falsos. Na delegacia da PF a mala foi periciada sendo encontrados mais de 6 Kg de metanfetamina.
O passageiro disse aos policiais que foi contratado por um desconhecido numa festa rave para que fosse ao exterior buscar a droga.
Já no final do dia, outra passageira foi presa. Uma boliviana, que embarcaria para Seoul Incheon na Coréia do Sul, teve suas malas inspecionadas por servidores da Receita Federal, no porão de bagagens, que encontraram substância suspeita através do raio-x. Os policiais foram acionados e conduziram a passageira para realização de perícia. Dentro de fundos falsos havia 2 volumes contendo 4 Kg de cocaína.
Os presos foram conduzidos aos presídios estaduais onde permanecerão à disposição da Justiça respondendo pelo crime de tráfico internacional de drogas.
De janeiro a junho de 2016 já foram apreendidas mais de 1 tonelada de drogas no Aeroporto Internacional de São Paulo (aumento de mais de 43% em relação ao mesmo período do ano passado) com um total de 140 pessoas presas por tráfico internacional. Dentre os presos 121 são as chamadas “mulas do tráfico”, 5 eram “patrões” (donos da droga) localizados e presos fora do aeroporto e 14 integravam uma quadrilha que atuava dentro e fora do aeroporto, desbaratada na Operação Carga Extra, que facilitava o transporte da droga para o exterior dentro de cargas aéreas.