Aqui está a herança do justo – sabedoria e verdade! O que é que a sua família está passando de geração a geração? Salomão admitiu que o seu pai Davi o tinha ensinado. Assim, ele ensinou aos seus filhos a continuarem a perpetuar o conhecimento de pai para filho. Ele enfatizou que uma vida bem sucedida exigiria de seu filho o reter e guardar este conhecimento.
“Ele também me ensinou.” Salomão era o filho favorito de Davi; assim, a instrução que Davi passou para ele veio de um coração amoroso que desejava o melhor para o seu filho (Pv 4:1-4). No fiel cumprimento da sua posição como pai, Salomão apelou aos seus filhos para que ouvissem suas instruções.
De que forma a verdade é perpetuada na terra? Qual é a maior dádiva que os pais podem dar aos seus filhos? A maior herança que os pais podem dar aos seus filhos é a sabedoria e a verdade, razão pela qual ainda existem no mundo. Duas passagens das Escrituras cuidadosamente descrevem quatro gerações como sendo o objetivo de cada homem (Sl 78:1-8; Jl 1:1-3). Portanto, famílias piedosas nunca devem repetir os mesmos erros e, consequentemente, deveriam aumentar em sabedoria de geração em geração.
Pais devem ser professores. Esta não é uma opção ou sugestão. Debaixo dos dois testamentos, o pai era o professor designado (Dt 4:9; Dt 6:4-7; Ef 6:4). Se o filho continua sendo um tolo e envergonha os seus pais, é porque o pai não fez o seu papel (Pv 22:6; Pv 29:15). É uma vergonha que a televisão, as escolas públicas e a pressão de pares são as que mais ensinam hoje em dia.
Filhos como Salomão não são eventos do acaso. Davi e Batseba ensinaram Salomão. Enquanto que Deus abençoou Salomão com muita sabedoria depois que ele se tornou rei, foi Davi que lhe deu uma excelente base a partir da sua juventude. Certamente Davi tinha visto as terríveis consequências ao negligenciar os seus outros filhos, Adonias, Absalão e Amnon (IRs 1).
Davi ensinou três coisas a Salomão. Em primeiro lugar, guarde o que eu lhe ensinar. Faça mais do que só ouvir. Ouça o que eu tenho a dizer, entenda o seu significado, estabeleça em seu coração a sua justiça e verdade, medite nelas, reveja os princípios e aplique-as a todos os casos que você ver.
Em segundo lugar, guarde os meus mandamentos. Não basta só ouvir e retê-los, você deve guardá-los – você deve praticá-los. Da mesma forma com a palavra de Deus, são os praticantes da palavra que são abençoados, não os ouvintes (Tg 1:21-25). Quaisquer regras só valem se forem tão bons quanto obedecidos.
Em terceiro lugar, o objetivo e o resultado desta instrução, é o sucesso de sua vida. Nós não estamos tratando aqui de coisas de somenos importância – estamos lidando com vida, a sua vida! Guarde estas regras e viva! Viva bem! Viva com justiça! Viva com abundancia! Cresça no favor de Deus e dos homens! Viva!