Quando não está totalmente suja, os produtos químicos adicionados são muito fortes. As reclamações quanto a qualidade da água fornecida pela CAERD em Ariquemes são constantes, mas fica pior quando tocam na área da saúde da população.
A moradora do Bairro Bom Jesus, Poliana Xavier, que estava sem água ao ser recebida pela equipe de reportagem, afirma que já teve problemas de saúde por consumir a água que vem da rede de distribuição. “Eu adoeci e tive problemas de rins por causa desta água. E se eu beber desta água eu passo mal, vou parar no hospital. Esta água tem tanto cloro que as mãos da gente ficam ásperas e descamando, de tão forte que é esta água da CAERD”, reclama relatando os transtornos que teve com sua saúde, tudo ocasionado pela péssima qualidade da água fornecida.
Poliana ressalta ainda que a água possui um cheiro muito forte, e que mancha as roupas, fato que a obriga a utilizar uma quantidade maior do que o normal de produtos de limpeza.
Também no Bairro Bom Jesus, a moradora Josiane Fros Nobergue, reclama que tem muito cloro na água, fato que em determinados momentos chega a espumar. Já em outros momentos ela chega a sua residência muito barrosa, suja e sem condições de uso. “Tem dias que não consigo nem lavar roupa pois coloco a roupa na máquina, quando vou tirar está mais suja ainda. É muito difícil”, lamenta.
Josiane informa ainda que seu hidrômetro foi roubado e chegou a registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia. “Mas a CAERD não tem materiais para repor o que foi roubado. Só aqui na rua tem vários casos. Vizinhos foram reclamar e eles não podem fazer nada, pois não tem materiais para trabalhar. Alguns vizinhos tiveram que comprar um hidrômetro novo. Pagamos nossa fatura, mas mesmo assim temos que comprar água para poder consumir”, comenta.