sábado, 10 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Qual a verdadeira finalidade do ensino da língua inglesa na escola?

28/07/2016
in Notícias

 

O estudo da língua inglesa nas escolas é um divisor de águas para o estudante.

O inglês pode ser visto em praticamente todos os lugares do planeta e a língua já se tornou meio caminho andado para o sucesso no mercado de trabalho. Além dessa vantagem, aprender a língua inglesa ou qualquer outra línguas ajuda o indivíduo a ampliar seus horizontes, além de motivá-lo a ultrapassar todas as suas capacidades e aumentar sua qualidade de vida ao logo de todo o seu desenvolvimento. Nas escolas brasileiras, especialmente nas redes públicas, o estudo do inglês ainda é um desafio e tanto. Uma pesquisa feita em algumas escolas espalhadas pelo país revelou que só um terço dos professores têm um certificado da língua inglesa. Clique aqui e confira os melhores sites para aprender inglês. Os professores se queixam do material dado para o ensino e a falta de acesso à internet nas escolas. Isso faz com que muitos dos alunos tenham que trazer os equipamentos digitais de suas próprias casas.

Por que estudar a língua inglesa?

Atualmente, o número de professores que utiliza a internet para auxiliar em sua didática é enorme e esse hábito está se difundindo em todo o país. São milhares de sites, aplicativos para celulares e plataformas de ensino online, como é o caso da Preply, uma plataforma onde o aluno tem a possibilidade de encontrar professores particulares de inglês em todo o Brasil e a qualquer hora do dia. O Brasil tem um dos piores índices de fluentes na língua inglesa, ficando atrás da Índia, da China e de alguns países da própria América do Sul. Qual seria o problema? O primeiro problema é que, em pleno século XXI, as escolas apostam em métodos antigos de ensino e isso acaba atrapalhando na qualidade de ensino e no próprio desenvolvimento dos alunos.

A falha desse método de ensino pode ser visto nos índices escolares. Estima-se que apenas 1% dos estudantes de nível básico tenham conhecimento da língua inglesa e, principalmente, consigam se comunicar de forma fluente no idioma. Ou seja, todos os alunos estão estudando a língua, mas ninguém sabe colocá-la em prática. “O ensino do inglês precisava passar por uma reformulação e é nisso que o governo vem trabalhando”, diz uma das professoras da Bahia na pesquisa.

Alunos que têm o domínio do inglês desde a adolescência conseguem melhores condições de estudos e contribuem para o desenvolvimento do país. A realidade é que muitas empresas deixam de apostar no Brasil por causa da falta de mão de obra bilíngue em todos os setores do mercado. Crianças que nascem falando duas línguas terão, com certeza, muito mais satisfação ao longo de suas vidas, uma vez que a cultura adquirida através da língua amplia suas capacidades e faz com que elas tenham a chance de despertar seu espírito empreendedor. Com crianças bilíngues e um mercado internacionalmente mais preparado, o Brasil vai conseguir crescer de forma mais independente e expandir seus mercados.

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: educaçãoescolainglês

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.