sexta-feira, 9 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Rio Acre registra menor nível dos últimos 45 anos em Rio Branco

02/08/2016
in Acre

500x281_o_1ap5rg447gbiqt8fmi196fk1uaO nível do rio Acre em Rio Branco (AC) continua em descida. Nesta segunda-feira (1), o mínimo histórico chegou a 1,45 metros.

O mínimo anterior, de 1,50 m havia sido registrado em 11 de setembro de 2011. De acordo com o 29° boletim de monitoramento hidrológico do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), é necessário atenção neste período, uma vez que as mínimas ocorrem normalmente entre setembro e outubro, “o que indica a probabilidade de que o nível continue a baixar por mais algum tempo”. Ainda que o nível do rio esteja cada vez mais baixo, o trabalho de captação e tratamento de água continua para manter a distribuição na capital acriana.

Governo pede que a população ajude no combate ao desperdício de água, queimadas e outras ações prejudiciais.

Na estação de Boca do Acre, no rio Purus, a vazante está a apenas 0,59 m acima do nível observado no mesmo período em 1998, quando ocorreu a mínima histórica.

O boletim informa ainda que “o processo crítico de estiagem nos rios Japurá, Purus e Acre levou os estados do Acre e Amazonas a decretarem estado de alerta em diversos municípios localizados nas calhas desses rios”, como: Rio Branco, Xapuri, Epitaciolândia, Brasileia, Assis Brasil, Porto Acre, Bujari, Plácido de Castro (Vila Campinas), no Acre; e Boca do Acre, Canutama, Lábrea, Tapauá, Pauiní, Berurí, Guajará, Juruá, Eirunepé, Itamarati, Ipixuna, Envira e Cararuari, no Amazonas. Bacias amazônicas Enquanto a bacia do Purus segue em vazante crítica, a do Solimões se apresenta regular para este período do ano.

A Bacia do Amazonas, tambpem em vazante, registra níveis abaixo da média para época. Em Parintins, por exemplo, o nível do rio “encontra-se abaixo do observado no mesmo período em 2010, quando ocorreu a vazante histórica”, de acordo com o CPRM. Na Bacia do Madeira, em Humaitá, o rio Madeira segue a vazante com níveis abaixo da média. “A cota atual, de 12,24 m, encontra-se 0,47 m abaixo do valor observado no mesmo período em 1969 quando ocorreu a mínima histórica”, informa o boletim.

A Bacia do Negro mostra que o nível do rio Negro começou a baixar nas estações de São Gabriel da Cachoeira e Tapuruquara. Em Barcelos, o nível do rio continua em processo de enchente. No Porto de Manaus, o rio segue um processo lento de vazante e atingiu a cota de 26,55 metros, cerca de dois centímetros a menos que na mesma data em 2015. Única bacia em período regular de enchente é a do Branco.
Fonte:Portalamazônia

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: BaciaRio BrancoSeca

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.