quarta-feira, 21 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Provérbios 8:15 – Por meu intermédio, reinam os reis, e os príncipes decretam justiça.

08/08/2016
in Estudos de Provérbios

estudo-de-provérbio-deus-1A Senhora Sabedoria fala. Ela, aqui, é o primeiro pronome. Salomão está no meio de uma personificação da sabedoria (Pv 8:1-36), e ela está ensinando que bons reis e príncipes precisam dela, como se a execução justa do seu cargo dependesse dela.

Um rei sem sabedoria é um opressor, pois ele necessita de sabedoria para justamente dirigir o seu governo de um reino (Pv 28:16). Muito reis governaram sem sabedoria, mas não foram bons reis; muitos príncipes decretaram leis, mas não eram bons nem as suas leis eram justas.

Salomão está escrevendo a respeito de reis piedosos e justos, como ele e o seu pai. Quando ele afirma que é uma abominação os reis cometerem maldades (Pv 16:12), ele está só descrevendo bons reis, pois muitos reis foram muito maus. Ele escreve a respeito da verdadeira sabedoria de reis piedosos.

O nosso provérbio de hoje é uma elipse – faltam palavras subentendidas pelo contexto e facilmente compreendidas pelo leitor atento. A palavra que falta está na segunda cláusula, justiça. Na primeira frase, Salomão não está ensinando a respeito de qualquer rei; ele escreve a respeito de bons reis que governam com justiça e retidão por sabedoria e discrição. Bons reis, verdadeiramente, necessitam de sabedoria.

Salomão provou que ele era um rei assim ao sentenciar que um bebê fosse dividido em dois com uma espada (IRs 3:16-18), pois somente grande sabedoria e discrição poderia resolver o dilema das prostitutas. E ele buscou cuidadosamente este entendimento no início da sua carreira, pois ele tinha sido ensinado a respeito do verdadeiro conhecimento e conselho (IRs 3:7-9).

Sabedoria é tão importante para poder governar que uma criança com ela é melhor do que um velho rei rico sem a sabedoria (Ec 4:13). A sabedoria pode compensar as limitações, por isso, busque-a (Tg 1:5). E isto se aplica a cada marido, pai, professor, magistrado e pastor que deseja governar bem.

 

A sabedoria ensina aos reis a importância de muitas coisas: punir os perversos (Pv 20:8,26), ter misericórdia e verdade (Pv 20:28), julgar fielmente os pobres (Pv 29:14; 31:8-9; 24:11-12), se cercar de homens bons com modos agradáveis de falar (Pv 14:35; 16:13; 22:11), e investigar as questões (Pv 25:2). E sabedoria ensina a reis como evitar muitas coisas: presentes de subornos (Pv 29:4), vinho e bebidas fortes (Pv 31:4-5), glutonaria (Ec 10:16-17), mentiras (Pv 17:7; 29:12), e conselheiros perversos (Pv 25:5).

Não há rei como o Senhor Jesus, que executa juízo e justiça na terra, e mereceu o título de, O SENHOR JUSTIÇA NOSSA (Jr 23:5-6). Ele é chamado de Fiel e Verdadeiro (Ap 19:11), pois é Ele quem governa os Seus grandes tesouro de sabedoria e de conhecimento (Cl 2:3). Davi, no seu leito de morte, profetizou a respeito desse seu filho, a quem ele ainda não conhecia, Aquele que governaria com justiça sobre os homens no temor do Senhor(IISm 23:1-5; 23:1-5). Você O conhece, caro leitor?

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: DeusEstudosProvérbiossabedoria

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.