segunda-feira, 12 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Ensino melhora, mas eleitor sem o fundamental é maioria em 72% das cidades

12/08/2016
in Notícias

Os eleitores que não começaram ou não chegaram a terminar o ensino fundamental já foram mais da metade dos aptos a votar (51%) nas eleições de 2012, ou seja, 71.407.188 eleitores.

Hoje esse perfil de eleitor representa 44,17% do total de 144 milhões aptos a votar nas próximas eleições e representa também uma queda em números absolutos: 63.638.220 eleitores. No entanto, essa realidade se limita a uma minoria do total de municípios.

Em 3.987 cidades, ou 71,6% do total dos municípios brasileiros, os eleitores que não começaram ou não concluíram o ensino fundamental são a maioria. Esse grupo de cidades é representado principalmente por pequenos municípios.

Apenas 18 dessas cidades têm mais de 100 mil eleitores. A cidade em que percentualmente há mais eleitores sem o ensino fundamental completo é Cocal dos Alves (89,12%), no Piauí. O município tem 5.385 eleitores. Já Caucaia, no Ceará, é a cidade mais populosa nessa situação, 52,58% dos 213 mil eleitores do município não tiveram formação fundamental completa. Os dados estão nas estatísticas das eleições 2016 divulgadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e foram compilados pelo UOL.

O percentual de eleitores sem ensino fundamental foi obtido somando ao grupo também os eleitores analfabetos e os que declararam apenas saber ler e escrever. Analfabetos e ensino superior Os analfabetos respondem por 4,85% do eleitorado no país, mas há 43 municípios em que esse grupo é de ao menos 25% dos eleitores, uma proporção de um a cada quatro votos. É o caso dos municípios no Amazonas de Envira (35%), Ipixuna (33%), Itamarati (33%), Eirunepé (32%) e Juruá (31%), que lideram a lista e cidades com maior número de analfabetos, proporcionalmente ao tamanho do eleitorado.

O voto é facultativo para quem não sabe ler e escrever, da mesma forma que para jovens de 16 e 17 anos e para maiores de 70. Na outra ponta do nível de escolaridade, não há no país nenhuma cidade em que a maioria é de eleitores com ensino superior completo. Percentualmente, as cidades com maior percentual de eleitores nesse grupo são as capitais Florianópolis (33%) e Vitória (32%) e a cidade fluminense de Niterói (30%).

O Brasil tem 5.570 cidades, mas duas não têm eleições municipais. Brasília (capital federal) não elege prefeito nem vereadores (há um governador e deputados distritais). Em Fernando de Noronha, o caso é semelhante: o município é considerado um distrito de Pernambuco e não tem prefeito.
Fonte:Uol

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: alfabetizaçãoeleição

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.