quarta-feira, 21 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Saneamento em Rondônia: O que era ruim ficou ainda pior

15/08/2016
in Destaque, Rondônia
Apresenta Estudo TB PVHPorto Velho – Quem assistiu à apresentação do novo estudo do Trata Brasil sobre saneamento nas 15 maiores cidades de Rondônia, no auditório do Ministério Público, dia 10/08, ficou surpreso ao saber do retrocesso em uma situação já considerada muito crítica para a saúde da população.

Segundo o estudo, entre 2007 a 2014, os indicadores de atendimento da população com água tratada no Estado, despencaram de 58,1% para 41,01%. Mais da metade da população rondoniense, 59%, não tinham acesso ao serviço regular de abastecimento de água e 96,5% da população lançavam seus esgotos in natura no meio ambiente.

Presente ao evento, a presidente da Caerd, Iacira Azamour, disse que os dados atuais são ainda piores: “Porto Velho tem índice zero de coleta e tratamento de esgoto”, confessou. Iacira afirmou ainda que a Caerd é deficitária, que 80% da sua receita está comprometida com o pagamento de funcionários, e a perda da água tratada chega a 70%, mas a empresa não consegue fiscalizar as fraudes que se repetem, continuamente.

A promotora do MP/RO, Aidee Maria, reconheceu a ineficiência do Estado para resolver os problemas de saneamento e que as atuações do MP e da Justiça não conseguem ser efetivas, pois o acúmulo das multas não leva à solução desejada.

No evento, também foi revelada a ineficiência da prefeitura de Porto Velho, que até hoje não conseguiu fazer o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), obrigatório por lei, apesar de ter recebido R$ 2 milhões da Funasa para a sua elaboração. O dinheiro teve que ser devolvido, segundo a diretora do órgão, Jorilda Monteiro, que revelou um desejo frustrado: “queria poder sair do trabalho e não sentir o cheiro de esgoto que vem do hospital e das ruas da capital, sem nenhum tratamento de esgoto”, lamentou. Jorilda informou que 15 municípios de Rondônia estão fazendo o PMSB com recursos da Funasa.

O presidente da União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver), vereador Jairo Benetti, de Rolim de Moura, denunciou a falta de vontade política do governo estadual e da Caerd em resolver os problemas e criticou duramente as ações realizadas para dificultar a atuação das prefeituras e câmaras, responsáveis pela gestão do saneamento básico nos municípios, de acordo com a lei federal de 2007. Jairo sugeriu ao MP que realize um evento, após as eleições, para sensibilizar os prefeitos e vereadores eleitos, visando dar prioridade ao saneamento em seus mandatos.

Segundo Édison Carlos, presidente executivo do instituto Trata Brasil, a lei vai cobrar dos prefeitos, que têm a prerrogativa do planejamento e definição do PMSB nos municípios. Édison apontou a necessidade de ações concretas com definições e cumprimento de metas para a melhoria do saneamento básico no Estado.

O SANEAMENTO BÁSICO NOS 15 MAIORES MUNICÍPIOS DE RONDÔNIA

No estudo apresentado, foram analisados os indicadores de abastecimento de água e esgotamento sanitário, com base na série histórica no SNIS 2007-2014, para os 15 maiores municípios em população do Estado de Rondônia, a saber: Alta Floresta D’Oeste, Ariquemes, Cacoal, Espigão D’Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho D’Oeste, Nova Mamoré, Ouro Preto D’Oeste, Pimenta Bueno, Porto Velho, Rolim de Moura, São Miguel do Guaporé, Vilhena. Dos 15 municípios, 12 são operados pela Companhia de Água e Esgotos de Rondônia (CAERD) e os demais são operados por Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAEs). No município de Rolim de Moura, a CAERD atende em abastecimento de água e a Prefeitura atende os serviços de esgotamento sanitário.

Quanto ao acesso à água tratada, 44,7% da população total dos 15 municípios eram atendidos, em média, em 2014, com este serviço. Apenas o município de Vilhena apresentou índice superior a 90% (97,9% dos moradores com acesso a água tratada). Quatorze dos 15 municípios, bem como o próprio estado de Rondônia, estão abaixo da média Brasil para esse indicador (83% dos brasileiros têm acesso aos serviços de abastecimento de água tratada). A situação mais preocupante em termos de acesso ao abastecimento de água é Nova Mamoré, onde apenas 8,4% da população tinha acesso ao serviço em 2014.

Em relação à população com acesso à coleta dos esgotos, os valores são ainda mais preocupantes, pois em 11 dos 15 municípios, esse serviço simplesmente não existe. Para os 4 municípios com dados, em 2014, Cacoal é o único município que merece destaque, com percentual de população atendida de 43,9%, seguido de Guajará-Mirim (5,3%), Rolim de Moura (2,7%) e Porto Velho (2,0%). Cabe ressaltar que a média para Rondônia é de apenas 3,5% da população com acesso à rede coletora de esgoto (SNIS, 2014). Mais crítica é a situação do tratamento dos esgotos, onde apenas Cacoal e Rolim de Moura tratavam pelo menos alguma parcela do volume de esgoto gerado, com respectivamente, 25,3% e 5,0% do volume de esgoto tratado, em 2014. Os demais municípios lançavam seus esgotos diretamente no meio ambiente sem qualquer tipo de tratamento.

A falta de saneamento básico causa impacto direto na saúde pública e na qualidade de vida da população, bem como no meio ambiente e no desenvolvimento humano. Entre as principais causas geradoras de recentes epidemias no Brasil, está a falta de acesso universal aos serviços de saneamento, podendo-se destacar os surtos de diarreia, leptospirose, esquistossomose, como também as doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypti, tais como a dengue, Zika e febre Chikungunya.

Fonte: R. Albuquerque com informações do Trata Brasil

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AriquemesCaerdRondoniaSaneamento

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.