Durante viagem a Brasília na última semana, o deputado Jesuíno Boabaid (PMN) protocolou pedidos para a instalação da Rádio e TV Assembleia em Rondônia. O deputado Hermínio Coelho (PDT), que também é favorável à criação deste importante meio de divulgação dos trabalhos da ALE também estava presente.
A instalação da Rádio e TV Assembleia permitirá que a população participe diretamente do processo de elaboração de Leis e acompanhe as decisões tomadas nas Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e na Câmara dos Deputados.
Instituída pelo Ato da Mesa da Câmara dos Deputados nº 52 de 17 de outubro de 2012, a Rede Legislativa de Rádio e Televisão tem como meta a universalização da cobertura do sinal das emissoras de rádio e TV das Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas, e Câmaras dos Deputados para que alcancem todos os brasileiros de forma aberta e gratuita.
Rádio Assembleia
Boabaid esteve na Câmara Federal e foi informado que já havia sido feito o pedido da instalação da Rádio Assembleia, no entanto, estava arquivado desde 2014. O pedido havia sido feito por Hermínio Coelho.
Após reunião com o Sr. Juliano, da Anatel, Boabaid protocolou o pedido de intenção, sendo informado que entre o dia 15 e 30 de setembro será aberta a consulta pública e após isto a Assembleia Legislativa de Rondônia tratará de providenciar documentação necessária e elaborar engenharia para a instalação do programa.
TV Assembleia
Jesuíno Boabaid e Hermínio Coelho se reuniram com o engenheiro João Carlos Barizon, diretor da TV Senado, e protocolaram com ele um termo de intenção tratando sobre a instalação da TV Assembleia em Rondônia. Barizon afirmou que irá analisar e se tudo ocorrer como planejado encaminhará autorização para a procuradoria da ALE/RO, que por sua vez entregará ao presidente da Casa, Maurão de Carvalho (PMDB).
Boabaid afirmou que as reuniões foram de grande importância e afirmou estar bastante otimista com a instalação da Rádio e TV Assembleia. “As emissoras que compõem a Rede aproximam o cidadão da atuação dos parlamentares, ampliam o entendimento sobre o que acontece no parlamento, incentivam a participação política e o debate”, concluiu o parlamentar.
Fonte:Decom