Com 58,07% dos votos, Thiago Flores, candidato do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) foi eleito prefeito de Ariquemes (RO) no 1° turno das eleições municipais 2016. Aos 36 anos, Thiago decidiu se candidatar ao cargo pela primeira vez após trabalhar como delegado e professor no município, além de ter trabalhado em outras cidades do Vale do Jamari.
“As eleições acabaram, os palanques têm que ser desmontados e agora a primeira providência vai ser unir a cidade, popularizar as ideias da campanha, que foi realmente muito acirrada, voto a voto. E eu gostaria realmente de demonstrar primeiro para as pessoas que votaram no Thiago que nós, a partir do dia 1º de janeiro, governaremos para todos. A partir do dia 1º de janeiro nós teremos a responsabilidade de governar de forma sincera. As pessoas, mesmo as que não votaram na gente, votaram nulo ou branco, ninguém vai duvidar da nossa administração no nosso município”, declarou.
Tentando a reeleição, Lorival Amorim, do Partido Democrático Trabalhista (PDT) ficou com 47,93% dos votos computados das 229 seções. Membros da campanha e assessores se reuniram para acompanhar a apuração no comitê e em uma casa no Setor 3. Até a publicação desta matéria, o candidato Lorival e sua equipe não se pronunciaram sobre o resultado da eleição.
Na disputa pela prefeitura, Thiago Flores se candidatou pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), que representa a coligação “Jeito novo de fazer política”, composta pelos partidos Democratas (DEM), Partido Social Liberal (PSL), Partido Popular Socialista (PPS), Partido Humanista da Solidariedade (PHS), Partido da Mobilização Nacional (PMN), Partido Trabalhista Cristão (PTC), Partido Republicano Progressista (PRP), Partido Ecológico Nacional (PEN), Partido Trabalhista do Brasil (PT do B), Partido Progressista (PP), Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e Partido Social Democrata Cristão (PSDC). Ele tem como vice o servidor público Lucas Follador.
Carreata
Debaixo de garoa fina os eleitores de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, descobriram por volta das 18h30 deste domingo (2), o resultado final das eleições 2016. O candidato eleito Thiago Flores se emocionou ao saber do resultado e comemorou junto de seu vice Lucas Follador (DEM) a vitória nas urnas. Diversas pessoas e membros da campanha acompanhavam a apuração dos votos no diretório municipal do Democratas.
“Não esperávamos esta vitória com tamanha diferença, hoje Ariquemes começa a escrever uma nova história com duas pessoas jovens e que possuem o melhor plano de governo para os próximos quatro anos. Iremos honrar cada um dos compromissos que fizemos durante a nossa caminhada em nossa cidade que começou desacreditada, mas neste momento temos a nítida sensação de unir todos moradores que nos últimos dias estavam divididos”, comenta.
Logo em seguida, Thiago Flores e Lucas Follador subiram na carroceria de uma caminhonete e iniciaram uma carreta, seguido de vários eleitores. O percurso se direcionou aos Setores 10 e 9, os bairros com maior população no município.
Moradora do Setor 9, Guilma Lima acredita que o cenário político possa melhorar no próximo depois do resultado da eleições. “Vai ser importante essa mudança, para se da uma melhora no nosso bairro, pois a situação está feia aqui”, esclarece.
“Espero que com essa mudança muitas áreas do município possam melhorar principalmente a da saúde, que atualmente está ruim. Acredito em uma renovação a partir de agora depois de colocarmos essa confiança no que ele nos passou” revela o motorista Jair Luiz, de 44 anos.
História
Thiago Leite Flores Pereira nasceu em Ribeirão Preto (SP) no dia 3 de julho de 1980 e se mudou para Ariquemes em 2004, com o intuito de exercer a profissão de delegado de polícia. Estado civil, divorciado.
Thiago é formado em Direito pela Universidade Federal (UFJF) de Juiz de Fora (MG) e possui graduação em Perícia Criminal pela Universidade Castelo Branco (UCB), no Rio de Janeiro (RJ). Em 2009 passou a lecionar aulas de Direito Penal em uma instituição de ensino superior em Ariquemes. Durante um ano, também lecionou aulas de Execução Penal na Universidade Federal de Rondônia (Unir).
Paralelo ao trabalho exercido, Thiago desenvolveu atividades voluntárias na captação de doadores de sangue e medula óssea e também realizou trabalhos de prevenção às drogas e à criminalidade com crianças e adolescentes da rede pública de ensino no município. Nas eleições de 2014 ele concorreu ao cargo de deputado federal, mas ficou na 15° posição e não se elegeu. Em 2015 ele foi convidado a assumir Superintendência Estadual da Paz (Sepaz).
Fonte: G1