quarta-feira, 28 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Provérbios 10:16 – A obra do justo conduz à vida, as produções do ímpio, ao pecado.

10/10/2016
in Estudos de Provérbios

estudo-de-provérbio-deus-1-310x165Existem duas categorias de homens no mundo – o justo e o ímpio. Ambos levantam todos os dias e trabalham em escolas, empregos e outras atividades.

Os esforços do homem justo conduzem à piedade e à vida. Os esforços do homem ímpio conduzem ao pecado e à morte. Não há chão neutro entre estes dois homens. Ou você é justo ou você é ímpio. Seus esforços estão levando você para a vida ou para a morte. O que dizer de você, caro leitor?

 

Os provérbios de Salomão geralmente contêm paralelos contrastantes. Ao comparar as duas declarações, encontramos a plena intenção do provérbio. Existem três comparações neste provérbio. O trabalho é comparado com produção, o justo com o ímpio e a vida com o pecado. Comparando trabalho e produção indica a consideração tanto para o esforço quanto para o efeito dos dois estilos de vida. Comparando a vida e o pecado mostra, tanto a natureza quanto o efeito dos dois estilos de vida.

 

Portanto, você pode concluir que Salomão abençoou e recomendou o estilo de vida do justo, onde os esforços e os efeitos tendem para a piedade e para a vida. E ele condenou e fez um alerta contra as escolhas e atividades do ímpio, porque os seus esforços e os efeitos desses esforços tendem para o pecado, a dificuldade e a morte. O provérbio é um aviso de que o seu estilo de vida dita a forma pela qual os seus esforços lhe afetarão.

 

Este axioma de sabedoria – a justiça traz vida e a impiedade a morte – não é sempre transparente. Às vezes os ímpios parecem viver bem (Sl 37:35; 50:16-21; 73:3-14). Algumas vezes os justos parecem ser os únicos a sofrer (Sl 34:19; At 14:22). Mas os ímpios serão abatidos até a destruição e o inferno, e os justos serão elevados acima deles – algumas vezes nesta vida: sempre na próxima (Sl 37:36; 50:22; 73:15-20)!

 

Outro axioma afirma que você não pode escapar das consequências de suas ações. “Pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.” (Gl 6:7b). Mas o seu coração vai mentir contra Deus (Pv 12:15; 26:12; Jr 17:9). O diabo lançará dardos inflamados em sua mente (Ef 6:16; Gn 3:4). E as mentiras do mundo concordam com os dois (IJo 2:15-17)!

 

A vida neste mundo depende de trabalhar pelas regras da sabedoria e da verdade. Se você trapaceia ou transige as regras, você sofrerá por ser justamente castigado ou julgado pelas suas perversidades. O pecado não compensa; ele destrói e mata! Prosperidade é fácil, se você respeita as regras (Pv 3:13-18; 8:12-21; 13:15; Sl 1:1-6; 19:11; 106:3; 112:2; Tg 1:25; IPe 3:10-12).

 

A vida no porvir também depende de trabalhar pelas regras da sabedoria e da verdade, do contrário você não terá nenhum direito à vida eterna (Mt 7:21; Jo 6:27; Gl 6:8; ITm 6:17-19; Hb 5:9).

 

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: EstudosÍmpiosMorteProvérbiossabedoria

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.