sábado, 10 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Dia do Médico. Você sabia? Todo paciente tem direito à cópia do seu prontuário

18/10/2016
in Justiça
Dia do Médico. Você sabia? Todo paciente tem direito à cópia do seu prontuário
Dia do Mdico Voc sabia Todo paciente tem direito cpia do seu pronturio

Todo paciente ou seu representante legal tem o direito de solicitar e receber cópia do respectivo prontuário médico.

Mas, o que é o tal do “prontuário médico”?

O prontuário médico é a união de todos os documentos que registram procedimentos, exames, condições físicas e demais informações do paciente. Compete ao médico, em seu consultório, e aos diretores clínicos ou diretores técnicos, nos estabelecimentos de saúde, a responsabilidade pela guarda dos prontuários.

O acesso ao prontuário médico é garantido por qual legislação?

Esse direito é garantido pelo Código de Ética Médica e também no Código de Defesa do Consumidor. Segundo o artigo 88 do Código de Ética Médica, por exemplo, é vedado ao médico “negar, ao paciente, acesso a seu prontuário, deixar de lhe fornecer cópia quando solicitada, bem como deixar de lhe dar explicações necessárias à sua compreensão, salvo quando ocasionarem riscos ao próprio paciente ou a terceiros“. O direito do acesso à cópia do prontuário médico está garantido, também, peloCódigo de Defesa do Consumidor. O direito à informação está previsto no artigo 6º, inciso III do Código. Além disso o artigo 72 determina que, o prestador de serviço que “impedir ou dificultar o acesso do consumidor às informações que sobre ele constem em cadastros, banco de dados, fichas e registros” está sujeito a uma pena de seis meses a um ano de detenção ou multa.

Qualquer pessoa pode ter acesso ao meu prontuário?

Não. O Código de Ética Médica confere ao paciente o direito de ter acesso ao seu prontuário, inclusive, artigo 73 do mesmo código, veda ao médico a revelação pública ou a terceiros de informações de que ele tenha conhecimento em virtude de sua profissão, como é o caso do conteúdo do prontuário médico.

Esse sigilo só poderá ser quebrado mediante autorização, por escrito, do paciente, para cumprimento de ordem judicial ou para a defesa do próprio médico.

Qual o procedimento para se ter acesso ao prontuário médico?

Para obter uma cópia do prontuário médico, é necessário que o paciente apresente documento de identificação no ato da solicitação do mesmo. Quando o paciente for menor ou incapaz, a solicitação deverá ser feita somente pelos pais e/ou responsável legal. No caso de morte, o mesmo poderá ser entregue ao cônjuge ou filhos maiores de 18 anos, bem como aos pais se este for solteiro.

O que o paciente deve fazer se o acesso ao prontuário for negado ou dificultado?

A negativa de acesso ao prontuário médico, pelo profissional, hospital ou clínica infringe a lei e, portanto, deve ser comunicada ao CRM (Conselho Regional de Medicina) e como é um direito do consumidor, também pode ser comunicado ao PROCON ou Ministério Público.

Gostou do post? Siga nossa página no facebook.

Por
Nair Eulália Ferreira da Costa

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.