domingo, 6 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Provérbios 21:22 – À cidade dos fortes sobe o sábio e derruba a força em que confiaram

20/10/2016
in Estudos de Provérbios

A força não torna alguma coisa direita e nem tampouco garante o sucesso. Na realidade, não é nem muito importante quando comparado com a sabedoria. Um homem sábio é superior a um homem insensato, não importa a força que ele tenha, e nem importa o quanto que ele confia em sua força. A lição aqui é que a sabedoria é melhor do que a força maior (Ec 7:19; 9:13-18).

 

A cidade da Babilônia no ano 456 A.C. era inexpugnável e uma maravilha para o mundo. O rei Nabucodonosor tinha governado com poder absoluto durante a sua vida, e agora a sua cidade, capital do reino, estava sob cerco dos medos e dos persas. O seu neto Belsazar estava tão confiante na força da cidade que ele festejou em companhia dos seus senhores até altas horas da noite (Dn 5:1-4).

 

Qual era a força da Babilônia? Ela tinha 16 quilômetros de cada lado e cobria uma área de 256 quilômetros quadrados. O rio Eufrates fluía através da cidade, e os jardins suspensos supriam o alimento. Portões imensos de bronze com barras de ferro protegiam a cidade de um assalto pelo rio. Haviam muros duplicados cercando a cidade, que tinham 23 metros de altura e 9 metros de largura, com um espaço entre eles. Do lado de fora do muro externo havia um fosso profundo e largo que era abastecido pelo Eufrates.

 

A cidade e os seus inimigos a consideravam inexpugnável a um cerco ou a um ataque tradicional. Do lado de dentro dos muros estavam os jardins e os pomares que tinham como objetivo fornecer alimentos. Com a água do rio Eufrates, eles podiam resistir a um cerco de vinte anos. Os babilônios que estavam dentro da cidade não tinham a mínima preocupação com os medos e persas que estavam do lado de fora. Belsazar e seus senhores festejaram noite adentro totalmente confiantes na força da sua cidade.

 

Mas os persas tinham um rei chamado Ciro, a quem Deus tinha escolhido e abençoado com sabedoria (Is 45:1-4). Os seus engenheiros desviaram o Eufrates para uma área usada como escoadouro durante o período de cheias. Ciro então marchou com seus soldados entrando na cidade pelo leito do rio. Devido à arrogante confiança em sua cidade, os babilônios tinham deixado os portões por onde fluía o rio abertos. Belsazar foi morto naquela noite e a cidade foi tomada facilmente.

 

Que lição podemos tirar disso? A sabedoria é melhor do que a força e aqueles que confiam na força são insensatos! A sabedoria é o poder de julgar retamente e Deus deu a Ciro uma sabedoria especial para entender e executar um plano perfeito para a tomada da poderosa cidade da Babilônia.

 

Deus chamou Ciro pelo seu nome e previu os meios de vencer a Babilônia 150 anos antes quando Ciro nem tinha ainda nascido (Is 13:1-22; 44:21-28; 45:1-4; 47:7-9; Jr 51:30). Apesar dos problemas em sua vida parecerem grandes e seus inimigos possam ser confiadamente arrogantes, a sabedoria de Deus na Bíblia pode derrubá-los (Pv 22:17-21; Sl 19:7-11; II Tim 3:16-17)!

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.