quinta-feira, 15 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Provérbios 27:5 – Melhor é a repreensão aberta do que o amor encoberto

27/10/2016
in Estudos de Provérbios

Temos aqui um provérbio de certa forma obscura, mas é um que precisamos aprender e praticar em duas direções. Você é um amigo verdadeiro e que ama? Você aprecia tais amigos?

Há duas formas de amigos, mostradas por “amor” neste versículo e no próximo (Pv 27:6). Um é melhor do que o outro, assim, precisamos aprender a amar o bom, rejeitando e desprezando o mau.

O que é uma repreensão aberta? É dizer pessoal e diretamente ao homem a sua falta, seja ou não contra você, a outros, ou a Deus. É aberta, pois você o faz cara a cara, ao invés de fingir que está tudo bem; e é uma repreensão, pois você o confronta com o seu erro, ao invés de lisonjeá-lo com elogios. A repreensão aberta não é contar aos outros, pois contar aos outros, desnecessariamente, é errado (Pv 25:9; 11:13).

O nosso Senhor nos ensinou esta regra (Mt 18:15). Tiago o ensinou (Tg 5:19-20); Paulo o ensinou (Gl 6:1-3); e Paulo o praticou com Pedro, cuja falta foi pública (Gl 2:11-14).

Repreender um amigo por pecado é amor verdadeiro, que Moisés havia ensinado muito tempo atrás (Lv 19:17). Não corrigi-lo é simplesmente ódio. A caridade não pode suportar o pecado na sua razão de ser (ICo 13:6), pois, ajudá-lo a viver uma vida santa é o mais alto padrão de amor e amizade (ISm 23:16).

O que é amor secreto? É demonstrar afeição amizade e serviço sem ter a coragem ou o comprometimento de corrigir o erro do outro. É secreto por que o verdadeiro caráter do amor – a correção – está ausente; é sarcasticamente chamado de amor, pois somente a lisonja aberta e a bondade superficial existem em tal relacionamento. É verdadeiramente ódio (Lv 19:17). O provérbio seguinte ajuda (Pv 27:6).

Um amigo ferindo você pela correção é fiel; mas um que beija sem corrigir é um inimigo. Os beijos são enganosos, pois não têm substância; o ferimento é fiel, pois é a prova de uma verdadeira amizade. Maior favor e uma amizade mais forte resultarão de uma repreensão do que uma lisonja mundana (Pv 28:23; Pv 27:9).

Caro leitor, você ama desta maneira? Se é assim, você advertirá o desgovernado (ITs 5:14), repreenderá e castigará os seus filhos (Pv 13:24; 29:15), estimulará os outros à justiça (Hb 3:12-13; 10:23-25), e agradará os outros ao invés de si mesmo, para a edificação deles (Rm 15:1-2).

Você recebe a repreensão aberta deste provérbio sem se encrespar? Davi afirmou que consideraria a repreensão e o ferimento por parte de um homem justo como sendo um verdadeiro ato de bondade (Sl 141:5). Como pecadores, precisamos de tais amigos, que o confrontarão ao invés de bajulá-lo. Ame esses!

O nosso Senhor Jesus repreendeu fielmente os Seus queridos amigos (Mt 16:23; Lc 9:55; Jo 21:17).

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: DeusProvérbio

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.