domingo, 18 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Polêmico acordo comercial é assinado por UE e Canadá

30/10/2016
in Mundo

Após impasse gerado por região belga, europeus conseguem concluir assinatura de tratado de livre-comércio que pode servir de modelo para pactos maiores, como o negociado com os EUA.

Belgien EU Kanada Gipfel (picture-alliance/dpa/S. Lecocq)Trudeau entre Juncker (dir.) e o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, durante a assinatura do acordo

Autoridades de Canadá e União Europeia assinaram neste domingo (30/10) em Bruxelas o controverso acordo de livre-comércio que, após sete anos de negociações, chegou a ser ameaçado pela resistência da minoria francófona belga, equivalente a menos de 1% do total da população do bloco.

 

A assinatura do acordo, conhecido pela sigla Ceta, permite apenas a implementação parcial, com a eliminação, a partir de 2017, de alguns impostos. Para entrar plenamente em vigor, o pacto ainda precisará do aval de cerca de 40 legislativos nacionais e regionais, o que pode levar anos.

“Tudo fica bem quando termina bem”, disse o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, ao lado do premiê canadense, Justin Trudeau. “Temos 20 negociações em andamento, e hoje estamos estabelecendo parâmetros que a UE quer que os outros aceitem.”

O Ceta pretende eliminar 98% das tarifas alfandegárias entre canadenses e europeus e é visto por muitos como um modelo para o TTIP, negociado entre UE e EUA e que anda a passos mais lentos do que o previsto,sendo dado por fracassado por alguns analistas e políticos.

Belgien EU Kanada Gipfel Proteste (Reuters/F. Lenoir)Vestidos de branco, manifestantes jogaram tinta sobre as forças de segurança em Bruxelas

Os defensores do Ceta dizem que o pacto vai reforçar o crescimento econômico e a geração de empregos. Mas os críticos, que ganham cada vez mais força entre a população europeia, temem uma redução dos padrões europeus em áreas como legislação trabalhista, direito dos consumidores e proteção ambiental.

Neste domingo, manifestantes protestaram em frente à sede do Conselho Europeu contra a assinatura do acordo de livre-comércio. Alguns conseguiram passar pelas barreiras policiais e ter acesso ao edifício. Vestidos de branco, eles jogaram tinta sobre as forças de segurança.

O acordo é um ambicioso pacto comercial que alguns movimentos sociais criticam por entenderem que não respeita o meio ambiente, que foi negociado sem transparência e que favorece as multinacionais, em vez dos cidadãos.

O acordo de livre-comércio com o Canadá já tinha a aprovação dos governos dos 28 membros da UE quando acabou travado pela resistência de regiões do sul da Bélgica, lideradas pela Valônia, de apenas 3 milhões de habitantes.

Para que o impasse fosse resolvido, na última quinta-feira, o texto original do tratado teve de ser modificado, adiando a assinatura para este domingo. O acordo espera aumentar as trocas entre ambos os territórios em 20 bilhões de euros ao ano.

RPR/dpa/ap

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: CanadáEUAUnião Européia

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.