O Promove Varejo capacitou 40 empresas de diversos segmentos para desenvolverem e intensificarem as vendas e promoções no comércio da cidade de Presidente Médici. O programa iniciou as atividades no mês de setembro, com os empresários recebendo 240 h de consultoria com profissionais dos estados de Rondônia, Mato Grosso e Goiás.
Durante as consultorias, foi avaliada a situação de cada empresa quanto a atendimento, estoque, levantamento e acompanhamento de mercadorias, eventos promocionais, marketing, vendas, gestão, entre outras peculiaridades do comércio. Após o diagnóstico, as empresas tiveram os dias 27, 28 e 29 de outubro para colocar em prática o conhecimento adquirido durante as consultorias. “As atividades têm o objetivo de capacitar empresas para intensificar as vendas das empresas. Os consultores realizaram o diagnóstico das empresas e aperfeiçoaram suas atividades, e agora eles colocaram o conhecimento em prática”, citou Sandra Rita Bartnik, gestora da atividade Promove Varejo.
A jovem empresária Claudiana Alves é proprietária da empresa Ótica União. Sendo uma das participantes do Promove Varejo, ela conta que já são oito anos atuando como empresária, e foi a primeira vez que recebeu consultoria. Segundo ela, o programa a fez mudar de atitude para melhorar a empresa: “Essa consultoria foi extremamente importante para mim, ampliou minha visão, me proporcionou novas ideias, estratégia de vendas e o que devo melhorar. Eu tenho certeza que vou conquistar bons resultados”, comentou.
Com mudanças na loja que já foram providenciadas, a fachada ganhou mais destaque, o ambiente interno da empresa foi todo alterado com nova pintura, novas vitrines, entre outras melhorias, pensando em proporcionar bem-estar aos clientes e funcionários. “Com certeza foi muito valiosa a nossa participação no Promove Varejo. Já estamos mudando nossa estrutura e mudamos nosso foco. Seguindo o que o comércio oferece de melhor hoje, nos mobilizamos pensando no cliente, para ele ter o melhor atendimento e se sentir bem em nossa loja. Por isso, o trabalho não para aqui – estamos transformando nosso espaço graças às ideias que nasceram durante a consultoria, e tudo está dentro da nossa realidade”, ressaltou Claudiana.
Mas o Promove Varejo também proporcionou melhorias e mudanças a empresários mais experientes. É o caso do empresário José Carlos, que atua no segmento de materiais de construção há pouco mais de 30 anos, e apesar da vasta experiência no mercado, foi a primeira vez que ele recebeu consultoria: “Olha, com trabalho programado e pensando nos resultados, foi a primeira vez. A gente já tinha feito alguma coisa antes, mas sem organização”, comentou.
De acordo com José, a consultoria do governo do estado e do Sebrae trouxe organização e melhorias em todos os setores da empresa: “Os três dias do Promove Varejo foram a melhor forma de mostrar que melhoramos, entendemos que o menos pode se tornar mais, agregando valores e produtos. O cliente veio comprar um produto específico com determinado preço e acabou levando outros produtos, porque encontrou bons preços. Assim, a compra dele foi maior, como na compra do cimento, piso, argamassa e revestimento. O resultado foi muito bom porque tivemos organização e objetivos”, ressaltou.
O Promove Varejo é uma realização do governo do estado em parceria com o Sebrae, sendo organizado na Associação Comercial de Presidente Médici. Foram três dias de ação para os empresários colocarem o conhecimento adquirido nas consultorias em prática. Para saber mais informações sobre este e outros projetos do Sebrae para os pequenos negócios, acessewww.sebrae.com.br ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800.