quinta-feira, 15 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Provérbios 1:19 – Tais são as veredas de todo aquele que se entrega à cobiça; ela prenderá a alma dos que a possuem

01/11/2016
in Estudos de Provérbios

Tolice e pecado conduzem à destruição certa. Insensatos e pecadores estão ”descendo a ladeira”, e não podem fazer nada para interromper o processo (Pv 11:21). Pessoas gananciosas e sanguinárias serão destruídas pelas suas próprias ambições e violência. Apesar de verem outros homens ímpios serem silenciados, e apesar de terem sido avisados inúmeras vezes, eles continuam no caminho da maldade até a sua ruina.

 

Salomão amava o seu filho e queria o melhor para ele no reinado e na vida dele, por isso ele criou a parábola a respeito de assassinos para advertir o seu filho sobre os maus amigos (Pv 1:10-19). Ele imaginou as palavras convidativas para que se unissem a eles, expondo as suas maldades pelo que diziam (Pv 1:10-14). Em seguida ele advertiu o seu filho para ficar longe deles, pois certamente arrumariam problemas para ele (Pv 1:15-16). Finalmente ele antecipou a ruina total deles (Pv 1:17-19).

 

O contexto é de grande auxilio para apreciar as palavras de um versículo específico em consideração. Aqui estão as palavras anteriores que descrevem a ruína dos malfeitores: “Na verdade, debalde se estenderia a rede perante os olhos de qualquer ave. E estes armam ciladas contra o seu próprio sangue; e a sua própria vida espreitam” (Pv 1:17-18). Estes assassinos gananciosos logo destruiriam a si mesmo pelos seus planos atrevidos de profanos para matar, pilhar e roubar pessoas inocentes.

 

Os pássaros são estúpidos, e também os homens jovens que pensam que podem escapar pelas suas tolices e pecados. Mesmo que o passarinheiro estenda a rede à vista do pássaro, a isca é atraente demais; assim que o passarinheiro desaparece de vista, o pássaro voará para a armadilha para conseguir a isca. Pássaros são capturados e mortos pela rede que eles ignoraram. Jovens tolos são mortos pela justiça infalível de Deus e dos homens, mesmo tendo visto ou ouvido que aconteceu com outros também.

 

Quando assassinos ficam à espera de um inocente, e quando espreitam secretamente para assaltar suas vítimas, a arrogância e a ignorância deles faz com que não percebam suas próprias destruições! Fique certo que o seu pecado será descoberto (Nm 32:23)! O Rei dos Terrores os caçará pela ira e pela vontade de Deus (Jó 18:5-21; Pv 28:17).

 

Estas regras de destruição são líquidas e certas com respeito à insensatez e o pecado. Se as pessoas vivem contrárias à sabedoria graciosamente oferecida nos provérbios de Salomão, é porque amam a morte, pois ela está à espreita deles neste mesmo momento (Pv 1:31; Pv 8:36; Pv 14:14; Jó 4:8; ICo 16:22).

 

As lições são simples. Fique longe das pessoas tolas e perversas (Pv 9:6; Pv 13:20; ICo 15:33). Preste atenção como os insensatos e pecadores logo encontram o destino que haviam planejado para os outros (Pv 26:27; Pv 7:1-17). Insensatez e pecado têm consequências, por isso odeie a ambos (Pv 8:13; Sl 97:10).

 

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: DeusProvérbio

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.