A comissão do 48º concurso para Ingresso à Carreira do Ministério Público (MP) do Rio Grande do Sul decidiu anular o processo, realizado em 23 de outubro, para a entrada na carreira de promotor por ausência de ineditismo (plágio) de dez questões. As questões se referem a direito processual penal, que é matéria preferencial e imprescindível para a avaliação em todas as fases do certame.
O nome do promotor que coordenou a realização da prova não foi divulgado pelo MP. Entretanto, ele teve o pagamento suspenso e será alvo de abertura expediente junto a corregedoria da instituição para apurar o caso. A Rádio Guaíba teve acesso a prova e constatou que a questão 85 é a mesma da pergunta 45 do concurso para o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro em 2012. Outro questionamento, que não divulgado o número, foi copiada da seleção para entrar no Tribunal de Justiça do Piauí, também em 2012.
A nova prova preambular será realizada no dia 26 de março de 2017 para preencher as 15 vargas, que terão direito cada um ao subsídio inicial de R$ 22 mil. Os candidatos que não desejarem prosseguir no certame devem postular a restituição do valor pago em formulário próprio disponibilizado no site do MP. O documento deverá ser encaminhado à unidade de concursos, através do email [email protected].
Fonte: Correio do Povo